APA
Ishaq, M. I., Hussain, N. (2016). Creative marketing strategy and effective execution on performance in Pakistan. RAE-Revista de Administração de Empresas, 56(6), 668-679. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-759020160608
ABNT
ISHAQ, M. I.; HUSSAIN, N. Creative marketing strategy and effective execution on performance in Pakistan. RAE-Revista de Administração de Empresas, v. 56, n. 6, novembro-dezembro, p.668-679, 2016. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-759020160608
ABSTRACT
The purpose of the current research is to determine the influence of creative marketing strategies and effective execution on business unit performance. Moreover, strategic orientation and environmental uncertainty are used as moderating variables. Data are collected from 368 key informants working in Fast-Moving Consumer Goods (FMCG), banking, pharmaceutical, chemical, insurance, and engineering industries using a multi-stage random sampling technique. Factor analysis and multiple hierarchal regressions are used to test the study hypotheses. The results indicate that creative marketing strategy and effective execution are positively associated with business performance. Moreover, environmental uncertainty and strategic orientation play a moderating role in the above relationships.
KEYWORDS | Marketing strategy, creativity, strategic orientation, firm performance, Pakistan.
RESUMO
O objetivo da pesquisa é determinar a influência de estratégias de marketing criativo e execução efetiva no desempenho da unidade de negócios. Além disso, a orientação estratégica e incerteza ambiental são utilizadas como variáveis moderadoras. Os dados foram coletados de 368 informantes-chave que trabalham em indústrias Fast-Moving Consumer Goods (FMCG), no setor bancário, farmacêutico, químico, de seguros e engenharia com a ajuda da técnica de amostragem aleatória multi-etápica. Análise fatorial e regressão múltipla hierárquica foram empregadas para testar as hipóteses do estudo. Os resultados indicaram que a estratégia de marketing criativo e sua execução efetiva se associam positivamente ao desempenho dos negócios. Adicionalmente, a incerteza ambiental e a orientação estratégica desempenharam papel moderador nas relações analisadas.
PALAVRAS-CHAVE | Estratégia de marketing, criatividade, orientação estratégica, desempenho empresarial, Paquistão.
RESUMEN
El presente estudio tiene como objetivo determinar la influencia de las estrategias de marketing creativo y ejecución efectiva sobre el desempeño de unidades de negocio. Además, la orientación estratégica y la incertidumbre ambiental se utilizan como variables moderadoras. Los datos son recolectados de 368 informantes claves que trabajan en industrias Fast-Moving Consumer Goods (FMCG), banca, farmacéutica, química, seguros e ingeniería utilizando una técnica de muestreo aleatorio polietápico. Para probar la hipótesis del estudio, se utilizan análisis factorial y regresiones jerárquicas múltiples. Los resultados indican que la estrategia de marketing creativo y la ejecución efectiva están asociadas positivamente al desempeño de negocios. Además, la incertidumbre ambiental y la orientación estratégica desempeñan un papel moderador en las relaciones antes mencionadas.
PALABRAS CLAVE | Estrategia de marketing, creatividad, orientación estratégica, desempeño de firmas, Paquistán.
- 2797 leituras
Envie seu comentário