Corporate social responsibility practices at Brazilian firms

Práticas de responsabilidade social corporativa em empresas brasileiras
Prácticas de responsabilidad social corporativa en empresas brasileñas

Galego-Álvarez, I., Formigoni, H., Antunes, M. T. P. (2014). Corporate social responsibility practices at Brazilian firms. RAE-Revista de Administração de Empresas, 54(1), 12-27. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-759020140103

GALEGO-ÁLVAREZ, I.; FORMIGONI, H.; ANTUNES, M. T. P. Corporate social responsibility practices at Brazilian firms. RAE-Revista de Administração de Empresas, v. 54, n. 1, janeiro-fevereiro, p.12-27, 2014. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-759020140103

Isabel Galego-Álvarez - Universidad de Salamanca - Outros artigos deste autor
Henrique Formigoni - Mackenzie - Outros artigos deste autor
Maria Thereza Pompa Antunes - Mackenzie - Outros artigos deste autor

As práticas de Responsabilidade Social Corporativa têm aumentado nos últimos anos em empresas de todo o mundo. O Brasil, um dos mais importantes países emergentes no cenário internacional, não é uma exceção a isso, com mais e mais empresas que optam por tais práticas. O presente estudo concentra-se na análise das práticas de responsabilidade social corporativa com as quais as empresas brasileiras estão envolvidas. A amostra utilizada é composta por 500 empresas agrupadas por área geográfica; o quadro teórico baseia-se nas teorias institucionais e de partes interessadas; e a técnica utilizada para a análise é o biplot, mais especificamente o HJ biplot e a análise de agrupamento. Com base nos resultados obtidos, é possível inferir que as variáveis de RSC correspondentes a práticas ambientais estão mais intimamente ligadas a empresas localizadas nas áreas do Norte do Brasil. As práticas sociais e comunitárias estão ligadas a empresas localizadas principalmente nas regiões Sul e Nordeste do país.

Corporate Social Responsibility practices have been on the rise in recent years in firms all over the world. Brazil, as one of the most important countries emerging on the international scene, is no exception to this, with more and more firms taking up these practices. The present study focuses on analyzing the corporate social responsibility practices that Brazilian companies engage into. The sample used is comprised of 500 firms grouped by geographical area; the theoretical framework is based on stakeholder and institutional theories; and the technique used for the analysis is the biplot, more specifically the HJ Biplot and cluster analysis. From the results obtained it is possible to infer that the CSR variables corresponding to environmental practices are more closely linked to companies located in the northern areas of Brazil. Social and community practices are related to companies primarily in the southern and northeastern regions of the country.

Las prácticas de Responsabilidad Social Corporativa han aumentado en los últimos años en las empresas de todo el mundo. En Brasil, uno de los más importantes países emergentes en el escenario internacional, no es la excepción, con muchas más empresas que optan por tales prácticas. El presente estudio se concentra en el análisis de las prácticas de responsabilidad social corporativa y cómo las empresas brasileñas están comprometidas. La muestra utilizada está compuesta por 500 empresas agrupadas por área geográfica; el cuadro teórico se basa en las teorías institucionales y de partes interesadas; y la técnica utilizada para el análisis es el biplot, más específicamente el HJ biplot y el análisis del agrupamiento. Con base en los resultados obtenidos, es posible inferir que las variables de RSC correspondientes a prácticas ambientales están más íntimamente relacionadas a empresas localizadas en las áreas del Norte de Brasil. Las prácticas sociales y comunitarias están relacionadas a empresas localizadas principalmente en las regiones Sur y Nordeste del país.

Práticas de responsabilidade social corporativa, teorias institucionais e de partes interessadas, empresas brasileiras, HJ biplot, agrupamento.
Corporate social responsibility practices, stakeholder and institutional theories, Brazilian companies, HJ biplot, cluster.
Prácticas de responsabilidad social corporativa, teorías institucionales y de partes interesadas, empresas brasileñas, HJ biplot, agrupamiento.
Num. Páginas: