Ambiguity and future consequences of ethical behaviors: an intercultural study
Ambigüedad y consecuencias futuras de los comportamientos éticos: estudio intercultural

Ferreira, M. P., Pinto, C. F., Santos, J. C., Serra, F. A. R. (2013). Ambiguidade e consequências futuras dos comportamentos éticos: estudo intercultural. RAE-Revista de Administração de Empresas, 53(2), 169-182. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902013000200005

FERREIRA, M. P.; PINTO, C. F.; SANTOS, J. C.; SERRA, F. A. R. Ambiguidade e consequências futuras dos comportamentos éticos: estudo intercultural. RAE-Revista de Administração de Empresas, v. 53, n. 2, março-abril, p.169-182, 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902013000200005

Manuel Portugal Ferreira - Outros artigos deste autor
Cláudia Frias Pinto - UNINOVE - Outros artigos deste autor
João Carvalho Santos - Instituto Politécnico de Leiria - Outros artigos deste autor
Fernando A. Ribeiro Serra - UNINOVE - Outros artigos deste autor

Os comportamentos de ética empresarial têm sido questionados, com os recentes escândalos econômico-financeiros e as práticas de empresas e trabalhadores. Neste estudo, baseado em dados recolhidos por questionário, comparamos as perceções de ética de estudantes portugueses (N=109) e brasileiros (N=190) de Administração, expostos a um conjunto de cenários de ética e aceitabilidade de práticas comerciais, diante de duas dimensões culturais: a tolerância à ambiguidade e a antecipação das consequências futuras. Os resultados mostram diferenças significativas entre os brasileiros e os portugueses nas três dimensões, sendo os brasileiros mais tolerantes à ambiguidade e mais conscientes das consequências futuras dos seus atos, mas com maior propensão a comportamentos menos éticos. A perspetiva de ganhos mais imediatos parece sobrepor-se à incerteza e aos riscos a médio e longo prazos que a prática de comportamentos menos éticos pode acarretar. Concluímos com uma discussão ampla e pistas para investigação futura.

The ethicality of business behaviors has been under scrutiny with the recent financial scandals and corporate and employees’ practices. In this study, based on data collected by survey, we compare the ethical perceptions of Portuguese (N=109) and Brazilian (N=190) business students, given a set of scenarios presenting unethical business and commercial practices. The tests use two cultural dimensions: tolerance to ambiguity and anticipations of future consequences as predictors of ethical propensity. The results denote significant differences across countries on the three dimensions, and the Brazilian are more tolerant to ambiguity and more conscious of the future consequences of their acts but also more prone to unethical behaviors. The perspective of short term gains seems to override the ambiguity and the medium and long term risks entailed in unethical behaviors. We conclude with a broad discussion and avenues for future research.

Los comportamientos de ética empresarial han sido cuestionados, con los recientes escándalos económico-financieros y las prácticas de empresas y trabajadores. En este estudio, basado en datos relevados a través de cuestionario, comparamos las percepciones de ética de estudiantes portugueses (N=109) y brasileños (N=190) de Administración, expuestos a un conjunto de escenarios de ética y aceptabilidad de prácticas comerciales, frente a dos dimensiones culturales: la tolerancia a la ambigüedad y la anticipación de las consecuencias futuras. Los resultados muestran diferencias significativas entre los brasileños y los portugueses en las tres dimensiones. Los brasileños son más tolerantes a la ambigüedad y más conscientes de las consecuencias futuras de sus actos, pero con mayor propensión a comportamientos menos éticos. La perspectiva de lucros más inmediatos parece sobreponerse a la inseguridad y a los riesgos a medio y largo plazos que la práctica de comportamientos menos éticos puede acarrear. Concluimos con una discusión amplia y pistas para investigación futura.

Ética empresarial, consequências futuras, tolerância à ambiguidade, propensão a comportamentos éticos
Business ethics, future consequences, tolerance to ambiguity, ethical propensity
Ética empresarial, consecuencias futuras, tolerancia a la ambigüedad, propensión a comportamientos éticos
Num. Páginas:
Por Anônimo em ter, 04/03/2014 - 17:29