Produção científica brasileira em Gestão de Pessoas no período 2000-2010

Brazilian scientific production in Human Resource management in the period 2000-2010
Producción científica brasileña sobre Gestión de Personas en el período 2000-2010

Mascarenhas, A. O., Barbosa, A. C. Q. (2013). Produção científica brasileira em Gestão de Pessoas no período 2000-2010. RAE-Revista de Administração de Empresas, 53(1), 35-45. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902013000100004

MASCARENHAS, A. O.; BARBOSA, A. C. Q. Produção científica brasileira em Gestão de Pessoas no período 2000-2010. RAE-Revista de Administração de Empresas, v. 53, n. 1, janeiro-fevereiro, p.35-45, 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902013000100004

André Ofenhejm Mascarenhas - Zetesis - Outros artigos deste autor
Allan Claudius Queiroz Barbosa - UFMG - Outros artigos deste autor

O artigo analisa quatro aspectos dos textos em gestão de pessoas: sua contribuição, referencial teórico, procedimentos metodológicos e discussão. A análise abrange os artigos publicados nos periódicos nacionais de maior impacto, entre 2000 e 2010. O objetivo é esclarecer suas fragilidades diante das políticas editoriais preconizadas por top journals, em português e inglês, e apontar direções para evolução. Para evoluir qualitativamente nesta década, a discussão sugere implicações à prática acadêmica e uma agenda de pesquisas visando alcançar impacto, rigor e relevância da produção em Administração no Brasil.

This article examines four key factors in texts on human resource management: their contribution, theoretical framework, methodological procedures and discussion. The analysis covers articles published in Brazilian top periodicals from 2000 to 2010. The purpose of this inquiry is to clarity their weaknesses in face of editorial policies advocated by top journals in Portuguese and English, and to suggest directions to evolution. To make qualitative progress during this decade, the discussion suggests implications on academic practice and a research agenda aimed at achieving impact, rigor and relevance of scientific production in business administration in Brazil.

El artículo analiza cuatro aspectos de los textos sobre gestión de personas: su contribución, referencial teórico, procedimientos metodológicos y discusión. El análisis abarca los artículos publicados en los periódicos nacionales de mayor impacto, entre 2000 y 2010. El objetivo es aclarar sus fragilidades ante de las políticas editoriales preconizadas por top journals, en portugués e inglés, y señalar direcciones para evolución. Para evolucionar cualitativamente en esta década, la discusión sugiere implicaciones en la práctica académica y una agenda de investigaciones con el objetivo de lograr impacto, rigor y relevancia en la producción sobre administración en Brasil.

Ensino e pesquisa em administração, produção científica, impacto, rigor acadêmico, gestão de pessoas.
Reserch and education in business administration, scientific production, impact, academic rigor, human resource management.
Enseñanza e investigación en administración, producción científica, impacto, rigor academico, gestión de personas.
Num. Páginas: