Estratégia internacional de uma multinacional emergente brasileira: o caso JBS

International strategy for an emerging multinational in brazil: the case of JBS
Estrategia internacional de una multinacional emergente brasileña: el caso JBS
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Spohr, N., Silveira, F. F. (2012). Estratégia internacional de uma multinacional emergente brasileira: o caso JBS. RAE-Revista de Administração de Empresas, 52(3), 300-312. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902012000300003

ABNT

SPOHR, N.; SILVEIRA, F. F. Estratégia internacional de uma multinacional emergente brasileira: o caso JBS. RAE-Revista de Administração de Empresas, v. 52, n. 3, maio-junho, p.300-312, 2012. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902012000300003

Nicole Spohr - FGV-EAESP - Outros artigos deste autor
Franciane Freitas Silveira - USP/FEA - Outros artigos deste autor

Este estudo preocupa-se em questionar se as teorias tradicionais de internacionalização são adequadas para explicar a expansão internacional das multinacionais de países emergentes. Procurando avançar nessa questão, investigam-se as estratégias de internacionalização adotadas pela JBS, multinacional brasileira do setor frigorífico. Os resultados evidenciam que a empresa adotou duas das cinco estratégias genéricas específicas ao contexto de países emergentes sugeridas por Ramamurti e Singh (2009): consolidador global e integrador vertical. Além disso, ao analisar a internacionalização da empresa em estudo, chama atenção a velocidade do processo, em comparação às multinacionais tradicionais. Conclui-se que o principal modo de entrada que possibilitou a expansão internacional foi a aquisição e que essa trouxe vantagens à empresa, como o acesso a recursos estratégicos, o crescimento rápido, a possível superação da liability of foreignness, a oportunidade para competir globalmente e a diversificação dos segmentos de atuação que geram sinergias às atividades da empresa.

The focus of this study is on questioning whether the traditional theories of internationalization are adequate to explain the international expansion of multinationals from emerging countries. Looking forward on this issue, we investigate the internationalization strategies adopted by JBS, a Brazilian multinational of the beef industry. The results show that the company adopted two of the five generic strategies specific to the context of emerging countries suggested by Ramamurti and Singh (2009): global consolidator and vertical integrator. Moreover, when analyzing the internationalization of the company under study, the speed of the process is highlighted when compared to traditional multinationals. It is concluded that the main mode of entry that allowed the international expansion was the acquisition and that this strategy has advantages to the company, such as access to strategic resources and rapid growth, possibly overcoming the liability of foreignness, the opportunity to compete globally and the diversification of segments that generate synergies to the company’s activities.

Este estudio cuestiona si las teorías tradicionales de internacionalización son adecuadas para explicar la expansión internacional de las multinacionales de países emergentes. Con el propósito de avanzar en esa cuestión, se investigan las estrategias de internacionalización adoptadas por JBS, multinacional brasileña del sector frigorífico. Los resultados evidencian que la empresa adoptó dos de las cinco estrategias genéricas, específicas del contexto de países emergentes, sugeridas por Ramamurti y Singh (2009): Consolidador global e integrador vertical. Además, al analizar la internacionalización de la empresa en estudio, llama atención la velocidad del proceso, en comparación a las multinacionales tradicionales. Se concluye que el principal modo de entrada que posibilitó la expansión internacional fue la adquisición y que esta le trajo ventajas a la empresa, como el acceso a recursos estratégicos, el crecimiento rápido, la posible superación de la liability of foreignness, la oportunidad para competir globalmente y la diversificación de los segmentos de actuación que generan sinergias a las actividades de la empresa.

Multinacionais emergentes, estratégias de internacionalização, vantagens específicas da firma, vantagens específicas do contexto, indústria frigorífica.
Emerging multinationals, internationalization strategies, firm specific advantages, country specific advantages, beef industry.
Multinacionales emergentes, estrategias de internacionalización, ventajas específicas de la empresa, ventajas específicas del contexto, industria frigorífica.
Num. Páginas: 
300-312

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