APA
Tufano, P. (2008). Quem Gerencia o Risco? uma Análise Empírica de Práticas de Gestão de Risco no Setor de Mineração de Ouro. RAE-Revista de Administração de Empresas, 48(1).
ABNT
TUFANO, P. Quem Gerencia o Risco? uma Análise Empírica de Práticas de Gestão de Risco no Setor de Mineração de Ouro. RAE-Revista de Administração de Empresas, v. 48, n. 1, jan-mar, 2008.
Este artigo examina uma nova base de dados com detalhes sobre atividades de gestão de risco corporativo no setor de mineração de ouro na América do Norte. Identifico pouco respaldo empírico ao poder preditivo das teorias que encaram a gestão de risco como um meio de maximizar o valor para o acionista. Entretanto, as empresas cujos gestores possuem maior número de opções gerenciam menos o risco do preço do ouro, ao passo que aquelas cujos gestores têm mais ações gerenciam mais o risco do preço do ouro, sugerindo que a aversão dos administradores ao risco pode afetar a política corporativa de gestão de risco. Além disso, a gestão do risco está negativamente associada ao mandato dos CFOs das empresas, o que talvez reflita interesses, habilidades ou preferências administrativas.
This article examines a new database that details corporate risk management activity in North American gold mining industry. I find little empirical support for the predictive power of theories that view risk management as a means to maximize shareholder value. However, firms whose managers hold more options manage less gold price risk, and firms whose managers hold more stock manage more gold price risk, suggesting that managerial risk aversion may affect corporate risk management policy. Further, risk management is negatively associated with tenure of firms´ CFOs, perhaps reflecting managerial interests, skills, or preferences.
- 2268 leituras
Envie seu comentário