Impacto dos Recursos da Empresa na Performance de Inovação

Cite

APA

Perin, M. G., Sampaio, C. H., Hooley, G. (2007). Impacto dos Recursos da Empresa na Performance de Inovação. RAE-Revista de Administração de Empresas, 47(4), 46-58. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902007000400005

ABNT

PERIN, M. G.; SAMPAIO, C. H.; HOOLEY, G. Impacto dos Recursos da Empresa na Performance de Inovação. RAE-Revista de Administração de Empresas, v. 47, n. 4, out-dez, p.46-58, 2007. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902007000400005

Marcelo Gattermann Perin - PUC-RS - Outros artigos deste autor
Cláudio Hoffmann Sampaio - PUC-RS - Outros artigos deste autor
Graham Hooley - Outros artigos deste autor

A abordagem VBR, visão baseada em recursos da empresa (resource-based view of the firm), para desenvolver e explorar os benefícios que os recursos internos podem oferecer às empresas, tem sido um tema de impacto na literatura da área de Administração Estratégica. Tem havido grande interesse no papel que os recursos internos da empresa podem assumir na criação de vantagem competitiva, em especial no seu impacto na performance de inovação. Visando um aprofundamento desse tema, este artigo teve como objetivo principal a avaliação da relação de recursos da empresa com a performance de inovação, com ênfase em recursos como a orientação para o mercado, as capacidades gerenciais, a capacidade de conexão com os clientes, os ativos de recursos humanos e a capacidade de inovação. Para tanto, um modelo teórico foi desenvolvido e testado pela aplicação da técnica de modelagem de equações estruturais, em um estudo que envolveu empresas de diversos setores econômicos do Brasil. Os resultados do estudo expõem alguns caminhos pelos quais os recursos, ativos e habilidades empresariais influenciam a performance da inovação nas organizações.

The resource-based view of the firm highlights the importance of internal resources in competitive advantage creation. Recently, there has been much interest in the role of internal resources in contributing to the creation of competitive advantage, especially its impact on innovation performance. In this sense, this article presents details of a study that had the objective to verify the effect of firm resources - market orientation, managerial capabilities, customer linking capabilities, human resource assets, market innovation capabilities - on innovation performance, considering companies of Brazil. The results, found with the application of structural equations modeling technique, pointed out the influence of resources, assets and firm capabilities on innovation performance.

Num. Páginas: 
46-58

Envie seu comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
To prevent automated spam submissions leave this field empty.

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede