Estratégias de Propaganda de Marcas Brasileiras no Mercosul

Cite

Fontenelle, S. de M., Dourado, I. L. P. (1997). Estratégias de Propaganda de Marcas Brasileiras no Mercosul. RAE-Revista de Administração de Empresas, 37(1), 30-40. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75901997000100004

FONTENELLE, S. de M.; DOURADO, I. L. P. Estratégias de Propaganda de Marcas Brasileiras no Mercosul. RAE-Revista de Administração de Empresas, v. 37, n. 1, jan-mar, p.30-40, 1997. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75901997000100004

Suzana de Medeiros Fontenelle - Outros artigos deste autor
Iêda Lima P. Dourado - Outros artigos deste autor

O presente estudo busca identificar as estratégias de propaganda utilizadas na região do Mercosul e analisar os fatores associados à escolha dessas estratégias. Um modelo conceitual é desenvolvido e testado para estratégias de propaganda adotadas por marcas brasileiras anunciadas no Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Os resultados obtidos neste estudo exploratório sugerem que, apesar dos consumidores dos países integrantes do Mercosul serem vistos como diferentes, a padronização dos elementos da propaganda é a estratégia mais utilizada pelos participantes deste estudo.

The purpose of this article is to identify the advertising strategies adopted in the Mercosul Region and to analyze the factors which influence the choice of a specific strategic orientation. A conceptual model is developed and tested for advertising strategies adopted by Brazilian firms with brands being advertised in Brazil, Argentina, Paraguay e Uruguay Results suggest that, in spite of consumer differences, the standardization of advertising messages is the prevalent strategy among the participants in this study.

Estratégias de propaganda; padronização; adaptação; Mercosul; marcas brasileiras
Advertising strategies; standardization; adaptation; Mercosul; Brazilian brands.
Num. Páginas: