Círculos de Controle de Qualidade: um Estudo de Caso no Brasil e uma Avaliação da Experiência Francesa

Citar

APA

Teixeira, D. L. P. (1990). Círculos de Controle de Qualidade: um Estudo de Caso no Brasil e uma Avaliação da Experiência Francesa. RAE-Revista de Administração de Empresas, 30(4).

ABNT

TEIXEIRA, D. L. P. Círculos de Controle de Qualidade: um Estudo de Caso no Brasil e uma Avaliação da Experiência Francesa. RAE-Revista de Administração de Empresas, v. 30, n. 4, out-dez, 1990.

Déa Lúcia Pimentel Teixeira - Outros artigos deste autor

O presente artigo apresenta, inicialmente, um estudo de caso e a respectiva avaliação do processo de implantação de CCQs em uma filial brasileira de empresa multinacional. Na segunda parte do trabalho, relata-se a experiência francesa recente de incorporação dos círculos de qualidade ao processo de organização do trabalho, em doze grandes empresas, pesquisadas e avaliadas por Françoise Chevalier, em um período de cinco anos (1980-85).

This paper presents in its first part a case study and the corresponding evaluation of the set up of Quality Control (QC) Circles in a Brazilian affliliate of a multinational corporation. The concluding part of the paper reports the recent experience regarding the set up of QC Circles within the work organization process, in France, carried out in twelve large enterprises, surveyed and evaluated by Françoise Chevalier during a five year period (1980-1985).

Círculos de Controle de Qualidade, participação dos trabalhadores na gestão, mudança tecnológica e organização do trabalho.
Quality control circles, workers participation in management, technological change and work organization.

Envie seu comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
To prevent automated spam submissions leave this field empty.

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede