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Haydel, B. F. (1989). A Administração Estratégica de Programas de Responsabilidade Social em Empresas Multinacionais: Percepções da Alta Diretoria. RAE-Revista de Administração de Empresas, 29(3).
ABNT
HAYDEL, B. F. A Administração Estratégica de Programas de Responsabilidade Social em Empresas Multinacionais: Percepções da Alta Diretoria. RAE-Revista de Administração de Empresas, v. 29, n. 3, jul-set, 1989.
Esta pesquisa apresenta uma análise da percepção da alta diretoria de multinacionais norte-americanas (MNC `s) sobre programas de responsabilidade social de grandes empresas, a partir de um levantamento geral de 18 escritórios de matrizes (29 respondentes) e de um levantamento mais aprofundado, focalizando quatro empresas selecionadas (33 respondentes, 17 dos U.S.A. e 16 do exterior). As empresas constam da listagem da FORTUNE 500; as vendas anuais de cada uma excedem US$ 1 bilhão; estão nos setores de manufatura, de processo e extrativo, Os dados foram colhidos em 1982-83. O material focaliza o processo de tomada de decisão nas MNCs. Algumas das conclusões principais são: a administração estratégica de programas de responsabilidade social para o pessoal interno das MNCs está ocorrendo, mas sem modelos muito sistemáticos; há recursos empenhados nesses programas, embora um tanto limitados por considerações de custo; tais programas situam-se atrás dos ligados a marketing e produção; ameaças dos ambientes interno e externo pressionam por mudanças nos processos de planejamento estratégico, e a maior delas vem dos grupos sindicais e de empregados.
This research presents an analysis of top management `s perception in U.S. MNCs of corporate social responsibility programs, from a general survey of 18 home offices (29 respondents) and a focus survey of four selected firms (33 respondents, 17 from home and 16 from overseas). The firms figure among FORTUNE 500, each with annual sales exceeding US$ one billion, in manufacturing, processing, and extractive sectors. The material focuses on MNCs decision-making process. Data were collected during 1982-1983. Some major findings are: strategic management of social responsibility programs for MNCs internal publics is found, although models are not very systematic; resources are committed, although somewhat constrained due to costs considerations; such programs lay behind those in marketing and production; threats from external and internal environments exert changes on strategic management processes, the biggest coming from employees and labor groups; among others.
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