Percepção de Crowding no Varejo: uma Investigação Exploratória no Mercado Brasileiro

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Oliveira, B. B., Parente, J. G., Brandão, M. M. (2010). Percepção de Crowding no Varejo: uma Investigação Exploratória no Mercado Brasileiro. RAE - eletrônica, 9(2).

ABNT

OLIVEIRA, B. B.; PARENTE, J. G.; BRANDãO, M. M. Percepção de Crowding no Varejo: uma Investigação Exploratória no Mercado Brasileiro. RAE - eletrônica, v. 9, n. 2, julho-dezembro, 2010.

Beatriz Bastos Oliveira - Outros artigos deste autor
Juracy Gomes Parente - FGV-EAESP - Outros artigos deste autor
Marcelo Moll Brandão - FGV/EAESP - Outros artigos deste autor

Este estudo objetiva investigar, de forma exploratória, e por meio de entrevistas semiestruturadas, a percepção de crowding entre consumidores brasileiros, em "lojas de descontos", e como essa percepção afeta a satisfação e o comportamento de compra desses clientes. Parte dos resultados corrobora conclusões de estudos anteriores, porém a análise dos dados empíricos não apenas sugere a possibilidade da existência, no mercado brasileiro, de diferenças na forma de atuação de antecedentes como cultura, renda, formato de loja e motivação de compra (utilitária ou hedônica) na percepção de crowding, mas também mostra que esse conjunto de variáveis afeta indicadores de comportamento de compra como nível de desconforto, grau de satisfação e intenção de recompra. Os resultados obtidos poderão não só contribuir para o enriquecimento dos arcabouços teóricos ligados a esse tema, como identificar implicações gerenciais e práticas para os varejistas melhor lidarem com essa situação.

The objective of this study is to investigate in an exploratory manner and by means of semi-structured interviews, the perception of Brazilian consumers regarding crowding in "discount stores", and how this perception affects the satisfaction and buying behavior of these customers. Part of the results corroborates the conclusions of previous studies. Analysis of the empirical data, however, suggests the possibility of the existence in the Brazilian market of differences in the way that antecedents, like culture, income, store format and buying motivation (utilitarian or hedonic) operate in the perception of crowding. It also shows that this set of variables affects buying behavior indicators, such as discomfort level, degree of satisfaction and intention to repurchase. The results not only contribute to enriching the theoretical framework related to this theme, but also identify managerial and practical implications so that retailers can better with this situation better.

Percepção de crowding, comportamento de compra, ambiente de loja, marketing de varejo, lojas de descontos.
Perceived crowding, buying behavior, store environment, retail marketing, discount store.

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