Proposta de um Modelo para a Avaliação dos Princípios de Aprendizagem Existentes em um Hospital

Citar

APA

Borba, G. S. de. (2009). Proposta de um Modelo para a Avaliação dos Princípios de Aprendizagem Existentes em um Hospital. RAE - eletrônica, 8(2).

ABNT

BORBA, G. S. de. Proposta de um Modelo para a Avaliação dos Princípios de Aprendizagem Existentes em um Hospital. RAE - eletrônica, v. 8, n. 2, julho-dezembro, 2009.

Gustavo Severo de Borba - Outros artigos deste autor

O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma estrutura de avaliação da aprendizagem organizacional no ambiente hospitalar. Foram identificados quatro princípios de aprendizagem para a construção do modelo proposto, a saber: processos de aprendizagem, transformação, ação e, finalmente, criação e reflexão para aprendizagem. Para cada um desses princípios, foram desdobradas variáveis de análise. Além disso, buscou-se realizar um estudo prático da existência dos princípios de aprendizagem relacionados à estrutura proposta. Podem-se perceber no hospital estudado diferenças significativas no processo e nos mecanismos de aprendizagem quando são considerados o grupo assistencial e o grupo gerencial da instituição. A partir da estrutura proposta, evidencia-se a ocorrência de variáveis de aprendizagem relacionadas aos quatro princípios considerados, sem a prevalência de um deles.

This paper aims to present a framework to evaluate organization learning in Hospitals. Four learning principles were defined: learning processes, transformation, action and reflection towards learning. To each principle was diploid a set of analysis variables. A case study was developed in order to evaluate the existence of this principles in the framework proposed. The case shown the relationship between learning variables and the four principles considered.

Aprendizagem organizacional, organizações de saúde, processo de aprendizagem, hospital, gestão de saúde.
Organizational learning, health organization, learning process, hospital, health management.

Envie seu comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
To prevent automated spam submissions leave this field empty.

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede