Dividend Clientele, New Insights, and New Questions: the Brazilian Case

Citar

APA

Procianoy, J. L., Verdi, R. S. (2009). Dividend Clientele, New Insights, and New Questions: the Brazilian Case. RAE - eletrônica, 8(1).

ABNT

PROCIANOY, J. L.; VERDI, R. S. Dividend Clientele, New Insights, and New Questions: the Brazilian Case. RAE - eletrônica, v. 8, n. 1, janeiro-junho, 2009.

Jairo Laser Procianoy - UFRGS - Outros artigos deste autor
Rodrigo S. Verdi - Outros artigos deste autor

Este artigo analisa o efeito de clientela em dividendos e a hipótese de sinalização no mercado brasileiro de ações entre 1996 e 2000. Neste período, a tributação sobre dividendos era nula e sobre ganhos de capital variou entre zero e dez por cento. As firmas brasileiras enfrentam dois regimes de informação, o que nos permite testar a hipótese de sinalização. De uma amostra com 394 observações, 39% possuem um preço de ação maior no primeiro dia ex-dividend do que no último dia de cum-dividend. O preço de mercado é maior para dividendos não antecipados, mas mesmo para dividendos pré-anunciados, os preços das ações são maiores do que o esperado, o que não é coerente com a hipótese de clientela. Também encontramos evidências de um volume de contratos positivamente anormal por volta da data não antecipada de dividendo, o que é coerente com a hipótese de sinalização, mas não se verificou nenhum volume de negociações anormal por volta das datas pré-anunciadas de dividendos. Nossos resultados são inconsistentes com a hipótese de clientela, mas suportam a hipótese de sinalização.

This paper analyzes the dividend clientele effect and the signaling hypothesis in the Brazilian stock market between 1996 and 2000. During this period, the dividend tax was zero and the capital gains tax varied between zero and 10%. Brazilian firms face two information regimes, which allow us to test the signaling hypothesis. From a sample of 394 observations studied, 39% show a first ex-dividend day stock price higher than the price on the last cum-dividend day. The market price is higher for unanticipated dividends but, even with pre-announced dividends, stock prices are higher than the expected level, which is inconsistent with the clientele hypothesis. We also find evidence of a positive abnormal volume around the unanticipated dividend date, which is consistent with the signaling hypothesis, but no abnormal trading volume around pre-announced dividend dates. Our findings are inconsistent with the clientele hypothesis but provide support for the signaling hypothesis.

Dividendos, tributação, clientela, sinalização, mercados de capitais.
Dividends, taxes, clientele, signaling, capital markets.

Envie seu comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
To prevent automated spam submissions leave this field empty.

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede