RAE - eletrônica, vol. 8, n. 1, janeiro-junho 2009

Editorial: 

A primeira edição da RAE-eletrônica em 2009 retoma sua vocação generalista na área de Administração e apresenta aos leitores seis artigos, distribuídos nas áreas de Ensino e Pesquisa em Administração, Finanças, Marketing e Estratégia.

Em Ensino e Pesquisa em Administração, Sylmara Lopes Francelino Gonçalves-Dias, Armindo dos Santos de Sousa Teodósio, Selma Carvalho e Hermes Moretti Ribeiro da Silva abordam a importância da inserção de discussões ambientais na formação de futuros administradores. Charles Kirshbaum e Andre Ofenhejm Mascarenhas debatem acerca dos modelos de revisão e publicação de artigos na área de Administração no Brasil.

Na área de Finanças, há também dois artigos. No primeiro, Jairo Laser Procianoy e Rodrigo Verdi apresentam uma análise dos efeitos de clientela em dividendos e da hipótese de sinalização no mercado brasileiro de ações entre 1996 e 2000. Já Érika Burkowski, Fernanda Finotti Perobelli e Alexandre Zanini analisam a estrutura de capital de 99 pequenas empresas com o objetivo de averiguar características desejadas de financiamento e a relação entre atributos da empresa e do gestor e financiamentos de curto e longo prazo.

Em Marketing, Claudia Rosa Acevedo, Jouliana Jordan Nohara, Milton de Abreu Campanario e Cecilia Caraver Prado Telles buscam compreender os pensamentos dos publicitários sobre as questões éticas relacionadas à propaganda.

Para finalizar, na área de Estratégia, Eliane Pereira Zamith Brito, Luiz Artur Ledur Brito e Fábio Morganti relacionam práticas de inovação e desempenho das empresas com crescimento e obtenção de lucro.

Completa a edição uma Resenha de Varejo socialmente responsável, de Valéria Rueda Elias Spers.

Boa leitura!

Flávio Carvalho de Vasconcelos
Editor-chefe

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede