RAE - eletrônica, vol. 7, n. 2, julho-dezembro 2008

Editorial: 

A presente edição da RAE-eletrônica é inteiramente dedicada à produção brasileira em Marketing, que nos últimos anos tem adquirido notável volume, diversidade e profundidade. O professor Carlos Alberto Rossi, coordenador da Divisão de Marketing da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD), e os professores Delane Botelho e Marcelo Perin, editores científicos da área de Marketing da RAE Publicações, exerceram a função de Editores Convidados, o que muito nos honra.

Em conjunto, os Editores Convidados coordenaram um criterioso processo editorial que resultou no publicação de oito artigos selecionados dentre os melhores do III Encontro de Marketing (EMA) da ANPAD. Os temas abordados relacionam-se à pesquisa do comportamento do consumidor, assunto enfatizado pelos estudiosos brasileiros de Marketing em nossos encontros acadêmicos.

Francisco Aranha
Editor-chefe


APRESENTAÇÃO - EDIÇÃO ESPECIAL DE MARKETING

Esta Edição Especial da RAE-eletrônica ocupa posição importante no atual momento da academia de Marketing no Brasil. A amplitude de nossa produção demanda espaço para alojar o conhecimento sobre Marketing gerado no país, de modo a disseminá-lo de acordo com a evolução de nossos centros de ensino e pesquisa. A necessidade de uma publicação exclusiva para a área já é mais do que a manifestação de um desejo.

O conjunto de temas presente nesta edição converge para o comportamento do consumidor, assunto que assumiu notável expressão dentro da academia brasileira vinculada ao Marketing nos últimos anos. Aqui, ao refletirmos sobre os aspectos-chave da geração de conhecimento científico, temos que nos ater à sua utilidade.

Independentemente do critério adotado para analisar a pesquisa do consumidor, é necessário abordar seus aspectos de lateralidade e profundidade. Em um corpo de conhecimento tão interdisciplinar, a variedade de temas torna-se condição sine qua non para asseverar qualidade à pesquisa. Por outro lado, à medida que se expande o arco de temas pesquisados no campo, mais se torna imprescindível a obtenção de profundidade em suas abordagens sucessivas. Caso contrário, não seria possível o avanço na fronteira da disciplina.

De um subconjunto de 15 artigos inicialmente selecionados a partir do III Encontro de Marketing (EMA) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD), com base no critério de classificação pautado pela avaliação duplo-cega dos revisores do encontro, os oito trabalhos desta edição da RAE-eletrônica foram apontados para publicação após criterioso processo de aconselhamento editorial. Ilustram, dentro de nossa produção autóctone, a travessia de nossos autores em direção à lateralidade e à profundidade da pesquisa sobre o consumidor. Os oito trabalhos são apresentados, sucintamente, a seguir.

Determinantes da satisfação dos clientes com serviços bancários - Maria Luiza Zacharias, Kleber Figueiredo e Victor Manoel de Almeida investigam os efeitos de aspectos de serviços bancários na satisfação de clientes.

A criança do varejo de baixa renda - Andres Veloso, Diogo Hildebrand, Patricia Daré e Marcos Campomar detectam padrões de comportamento de crianças de baixa renda no varejo supermercadista por meio de observações e entrevistas.

Expectativas e percepções em seqüências de serviço - Rodrigo Tomassini, Rodrigo Aquino e Frederico de Carvalho estudam a variação em expectativas e percepções ao longo do tempo e sua capacidade preditiva em relação à futura qualidade de serviços educacionais por parte de alunos de graduação.

Expediente: 

RAE - eletrônica ®
ISSN 1676-5648
http://www.fgv.br/raeeletronica

Comitê de Política Editorial
Carlos Osmar Bertero, Clóvis L. Machado-da-Silva, Francisco Aranha, Francisco S. Mazzuca, Maria José Tonelli, Thomaz Wood Jr.

Editor-chefe
Francisco Aranha

Editores convidados
Carlos Alberto Vargas Rossi, Delane Botelho e Marcelo Gattermann Perin

Editor adjunto
Felipe Zambaldi

Corpo Editorial Científico
Allan Claudius Queiroz Barbosa (UFMG), Ana Paula P. de Paula (UFMG), Carlos Alberto Vargas Rossi (UFRGS), Carlos L. Rodriguez (UNCW), Cristina Amélia Pereira de Carvalho (UFPE), Estelle M. Morin (HEC), Jairo Eduardo Borges-Andrade (UNB), João Luiz Becker (UFRGS), Maria José Tonelli (FGV-EAESP), Marlene Catarina de Oliveira Lopes de Melo (FNH), Marta F. S. Farah (FGV-EAESP), Miguel Pina e Cunha (UNL), Miguel P. Caldas (Loyola University), Norberto Hoppen (UFRGS), Rogério Hermida Quintella (UFBA)

Editora de Livros
Roseli Morena Porto

Redação
Assistente Administrativa: Denise Francisco Cândido
Revisores: Carolina Tomasi, João Bosco Medeiros e Ruth Mitzuie Kluska
Tradutor: Robert Dinham

Administração / Comercial
Responsável: Ilda Fontes
Estagiária: Silvana das Graças de Paula

Relacionamento / Assinaturas
Responsável: Camila Tiemi Okazaki
Estagiária: Thalita Souza Salgado

Website
Webdesigner: Daniela Peixoto Rossi
Programadores Web: Renato Garcia Baptista e Savio Mendes Domingues

Periodicidade
Semestral

Circulação
Data: 01/07/2008 - 31/12/2008
Acesso totalmente aberto e gratuito a todo e qualquer pesquisador interessado em textos científicos sobre administração.

Qualis / CAPES
A-Nacional

Indexadores
Ebsco Publishing:
Business Source Complete, Economia y Negocios, Fonte Acadêmica
www.ebscohost.com

SciELO Scientific Electronic Library Online
www.scielo.org

Diretórios
10th Edition of Cabell's Directory of
Publishing Opportunities in Management
www.cabells.com

IBSS - International Bibliography of the Social Science
www.lse.ac.uk

Latindex - Sistema Regional de Información en Línea
para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, Espana y Portugal
www.latindex.org

® marca depositada

Central de Relacionamento
São Paulo e Grande São Paulo: + 55(11) 3281-7999
Demais Localidades: 0800-16-2311
Fax + 55(11) 3281-7871
Av. 9 de Julho, 2029
01313-902 - São Paulo - SP
rae@fgv.br

Ficha catalográfica: 

RAE - eletrônica ®
ISSN 1676 - 5648
Periodicidade: Semestral
Editada pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo
da Fundação Getulio Vargas (FGV - EAESP)
Diretores: jan/02 a dez/04, Thomaz Wood Jr.; jan/05 a jul/07, Carlos Osmar Bertero; ago/07, Francisco Aranha
Inclui Bibliografia
1. Administração geral e de empresas - Periódicos I. São Paulo (cidade). FGV-EAESP
CDD. 658.05 - CDU 65.01(05) - 658(05)

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede