Moura, G. L. de., Carmo, M. do., Calia, R. C., Façanha, S. L. O. (2008). Aprendizado em Redes e Processo de Inovação Dentro de uma Empresa: o Caso Mextra. RAE - eletrônica, 7(1).

MOURA, G. L. de.; CARMO, M. do.; CALIA, R. C.; FAçANHA, S. L. O. Aprendizado em Redes e Processo de Inovação Dentro de uma Empresa: o Caso Mextra. RAE - eletrônica, v. 7, n. 1, janeiro-junho, 2008.

Gilnei Luiz de Moura - USP-FEA - Outros artigos deste autor
Marcelo do Carmo - Outros artigos deste autor
Rogério Cerávolo Calia - Outros artigos deste autor
Sandra Lílian O. Façanha - Outros artigos deste autor

Este artigo analisa como uma empresa brasileira pode consolidar e ampliar suas exportações por meio da inovação tecnológica obtida por redes interorganizacionais. Foi realizado um estudo de caso descritivo de uma empresa brasileira de médio porte do setor de metais, com expansão de exportações e faturamento devido à inovação tecnológica. O artigo pautou-se em uma revisão conceitual sobre redes de inovação e estrutura de relacionamentos organizacionais. O estudo enfatizou como o êxito mercadológico da empresa no mercado exterior foi viabilizado pela estruturação de uma rede de inovação do modelo de negócio. A pesquisa também revelou que o processo de estruturação da função de P&D da organização ocorreu pela incorporação de recursos e competências externas.

This paper analyzes how a Brazilian company can consolidate and expand its exports through the technological innovation derived of inter-organizational networks for innovation. The article provides a descriptive case-study of a medium size Brazilian company in the metals industry, which is significantly increasing its exports and revenues due to technological innovation. The article begins with a conceptual review of innovation networks and the structure of organizational relationships. The paper stresses how the company's marketing success abroad was enabled by the setting up of an innovation network in its business model, by means of creating a cluster of synergetic companies The research has also revealed that the process for structuring the firm's R&D department occurred because of the incorporation of external resources and competence.

Planejamento estratégico, arranjos institucionais, redes de inovação, estrutura de relacionamentos, pesquisa e desenvolvimento.
Strategic planning, institutional arrangements, innovation networks, relationship structure, research and development.