Dialética da Exclusão / Inclusão em uma Organização Industrial

Coutinho, M. C. (2006). Dialética da Exclusão / Inclusão em uma Organização Industrial. RAE - eletrônica, 5(1).

COUTINHO, M. C. Dialética da Exclusão / Inclusão em uma Organização Industrial. RAE - eletrônica, v. 5, n. 1, janeiro-junho, 2006.

Maria Chalfin Coutinho - Outros artigos deste autor

Este artigo tem como objetivo analisar os processos coletivos de identificação de trabalhadores inseridos em um grupo empresarial com estratégias participativas de gestão. Trata-se de um estudo qualitativo de metodologia empírica. Os resultados obtidos demonstram a existência de dois perfis profissionais: antigos e novos. Os antigos correspondem àqueles que ainda permaneceram, apesar de desvalorizados pela administração. Eles não têm perspectivas de progresso profissional e correm risco eminente de exclusão. Os novos correspondem aos jovens trabalhadores, mais valorizados pelos gestores, com maior escolaridade, iniciativa, habilidade para executar tarefas variadas e expectativas de progresso profissional. Esses resultados revelam a presença da dialética da exclusão/inclusão no interior da organização industrial investigada.

This article analyzes the collective identification processes of workers inserted in an industrial organization adopting participative strategies of management. The research is a qualitative study using an empirical methodology. Results demonstrate the existence of two different workers' profiles: one old and another new. Workers with an old profile perform their tasks in an old fashioned way and do not have professional growth perspectives. They are devalued by their superiors and face an imminent risk of exclusion. Those with new profile are younger workers, more valued by their managers. They have a better education, initiative, ability to execute a variety of tasks and expectations of professional progress. These results reveal the presence of an exclusion/inclusion dialectic within the industrial organization.

Identificação, trabalho, dialética, exclusão, inclusão.
Identification, work, dialectic, exclusion, inclusion.