A Dinâmica da Aprendizagem Gerencial em um Hospital

Citar

APA

Cunha, C. J. C. A., Moraes, L. V. dos S. de., Silva, M. A. da. (2004). A Dinâmica da Aprendizagem Gerencial em um Hospital. RAE - eletrônica, 3(2).

ABNT

CUNHA, C. J. C. A.; MORAES, L. V. dos S. de.; SILVA, M. A. da. A Dinâmica da Aprendizagem Gerencial em um Hospital. RAE - eletrônica, v. 3, n. 2, julho-dezembro, 2004.

Cristiano J. C. A. Cunha - Outros artigos deste autor
Liege Viviane dos Santos de Moraes - Outros artigos deste autor
Maria Aparecida da Silva - Outros artigos deste autor

Embora incipiente no Brasil, a pesquisa sobre a aprendizagem gerencial tem contribuído para a criação de sistemas mais efetivos em ajudar executivos a aprender. Este artigo apresenta as descobertas de um estudo de caso realizado com o objetivo de compreender o processo de aprendizagem gerencial dos executivos de uma organização hospitalar. Assumindo os pressupostos metodológicos da pesquisa qualitativa, especialmente da Grounded Theory, oito categorias emergiram da pesquisa de campo: contexto de aprendizagem, sentimentos relacionados à aprendizagem, conteúdos de aprendizagem, formas de aprendizagem, fatores que facilitam a aprendizagem, fatores que dificultam a aprendizagem, resultados da aprendizagem e recomendações. O estudo concluiu que a aprendizagem gerencial: transcende à classificação formal e informal; não se restringe ao domínio instrumental de conhecimento; media-se pelo contexto organizacional e social; e pode ocorrer pela mudança de consciência.

Since in Brazil managerial learning research is incipient, this paper presents the findings of a case study conducted with the objective of comprehend the managerial learning process in a hospital. Following qualitative research orientations, especially from Grounded Theory, eight categories emerged from data analysis: learning context, feelings related to learning, learning contends, learning ways, factors that make the learning process easier, factors that make the learning process harder, learning outcomes and recommendations. The study concluded that managerial learning: transcends the formal and informal classification; it is not restrict to the instrumental domain of knowledge; it is influenced by the organizational and social context; and it can occur by changes in awareness.

Executivo, adulto, aprendizagem, aprendizagem gerencial.
Executive, adult, learning, managerial learning.

Envie seu comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
To prevent automated spam submissions leave this field empty.

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede