RAE - eletrônica, vol. 3, n. 2, julho-dezembro 2004

Editorial: 

"O futuro é digital", costumam proclamar os "missionários" da tecnologia de informação. A afirmação certamente é um exagero, porém ao menos para as revistas científicas a profecia pode vir a se confirmar.

As publicações científicas na Web ainda sofrem algumas restrições: faltam-lhes principalmente a tradição e o reconhecimento dos periódicos impressos. Porém, sobram vantagens, tais como: possibilidade de veiculação mais rápida dos trabalhos, custos mais baixos, limites mais flexíveis de espaço, facilidade de acesso e maiores recursos para pesquisa.

O desejo deste editor é que, em médio prazo, todas as revistas científicas brasileiras se tornem eletrônicas, estendendo o benefício do acesso a todos os pesquisadores de nosso campo.

Digitalização do acervo

Como parte das iniciativas de construção desse "futuro digital", a RAE-publicações digitalizou todo o acervo da RAE-revista de administração de empresas, desde seu número inaugural, em 1961.

O pesquisador que quiser avaliar a evolução do pensamento em Administração no Brasil nas últimas cinco décadas pode fazê-lo sem sair da frente do computador. Todo o acervo encontra-se disponível no site www.rae.com.br. Vejamos alguns exemplos.

"Estamos entrando numa fase de evolução mercantil, em que a sobrevivência da empresa depende, em grau crescente, da sua capacidade de adaptação aos mercados consumidores." O trecho acima foi escrito pelo professor Raimar Richards e publicado em 1961. No artigo do qual o trecho foi extraído, o autor explica o novíssimo conceito de "marketing" e como ele poderia ajudar as empresas a conquistar clientes.

Na mesma edição, Dênio Nogueira - redator chefe da Conjuntura Econômica - tratava do dilema inflação versus desenvolvimento, e Isidoro Macedo - professor da FGV-EAESP - pergunta: quais os meios de que dispõe o administrador para motivar seus subordinados? Ao que parece, os temas permanecem atuais.

Quase dez anos depois, em plena era do "milagre econômico", as páginas da RAE refletiam o espírito da época e antecipavam o futuro. Na edição número 4, de 1970, o diretor do Cebrap, Fernando Henrique Cardoso, publicava "Dependência, desenvolvimento e ideologia".

Expediente: 

RAE - eletrônica ®


DIRETOR E EDITOR
Thomaz Wood Jr.

CONSELHO EDITORIAL
Carlos Osmar Bertero, Clóvis L. Machado-da-Silva, Fernando S. Meirelles, Leonardo Benedito Laraya Toscano, Marcelo Cândido de Melo, Marcos Augusto de Vasconcelos, Mário César M. de Camargo, Olga S. Colpo, Thomaz Wood Jr. Victoria Christina Bloch, Wagner Carelli

EDITORES ASSOCIADOS
Allan Claudius Queiroz Barbosa, Ana Paula P. de Paula, Carlos Alberto Vargas Rossi, Eduardo P. B. Davel, Estelle M. Morin, Flávio C. de Vasconcelos, Francisco J. E. Aranha Filho, Henrique Luiz Corrêa, Jaci Corrêa Leite, J. R. M. Heloani, Marcos Fernandes G. da Silva, Marta F. S. Farah, Miguel Pina e Cunha, Miguel P. Caldas, Richard Saito

EDITORA DE LIVROS
Maria José Tonelli

REDAÇÃO
Responsável: Maurício Custódio Serafim
Estagiárias: Vanessa Pereira Santos e Letícia Leal de Carvalho

ATENDIMENTO AO ASSINANTE
Responsável: Roseli Mazario
Assistentes Administrativas: Bernardete Bonello e Rosa Maria Cadete de Almeida

APOIO ADMINISTRATIVO/PUBLICIDADE
Responsável: Ilda Fontes
Estagiária: Thais Amorim Fernandes

WEBSITE
Webmaster: Marcos Rogério Estevam
Webdesign: Wesley Eishim Hayashi
Programador web: Luiz Zavataro Neto

PERIODICIDADE
Semestral

Ficha catalográfica: 

RAE - eletrônica ®
ISSN 1676 - 5648
Periodicidade: Semestral
Editada pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo
da Fundação Getulio Vargas (FGV - EAESP)
Diretor: jan/02, Thomaz Wood Jr.
Inclui Bibliografia
1. Administração geral e de empresas - Periódicos I. São Paulo (cidade). FGV-EAESP
CDD. 658.05 - CDU 65.01(05) - 658(05)

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede