RAE - eletrônica, vol. 3, n. 1, janeiro-junho 2004

Editorial: 

Nos últimos anos, assistimos a uma forte proliferação de títulos acadêmicos na área de administração. O fenômeno pode ser interpretado de várias maneiras. Os mais otimistas provavelmente o relacionarão ao crescimento da comunidade científica e ao vigor da produção científica local.

Os mais céticos, por sua vez, talvez apontem a pressão por produtividade acadêmica como a principal causa da proliferação: depois que os programas de pós-graduação montaram sas "fábricas de artigos", com o propósito de atender aos requisitos burocráticos dos órgãos federais, faltava estabelecer uma rede de distribuição que pudesse garantir o escoamento da produção.

Se acreditarmos nesta visão, que futuro terão estes periódicos? Uma vez que não dependem diretamente da existência de leitores, provavelmente continuarão a existir até que as instituições que os mantém decidam em contrário. Alguns sobreviverão com alguns artigos convidados e trabalhos de qualidade duvidosa, correndo pelas sombras. Por outro lado, os que adotarem uma linha editorial consistente e persistirem, certamente poderão ocupar espaço na comunidade.

Resta saber o que poderá determinar esta dinâmica; ou o que será capaz de separar periódicos de grande influência de periódicos de existência meramente burocrática.

Hoje, o sistema brasileiro de classificação de periódicos de administração contém apenas parâmetros básicos: com pequeno esforço, qualquer periódico pode atingir um patamar alto de pontuação. No futuro, espera-se que o principal critério seja o impacto; ou seja, quanto os trabalhos publicados são citados em outros trabalhos científicos. É a mensuração do impacto, usual em centros de pesquisa mais desenvolvidos, que deverá substituir os critérios meramente formais de avaliação.

Terceiro ano

A RAE-eletrônica chega ao seu terceiro ano com uma aceitação crescente entre pesquisadores e leitores. No último trimestre de 2003, tivemos em média 4000 acessos por mês.

O artigo mais acessado no trimestre agosto-outubro - Impactos da privatização sobre as estratégias competitivas de empresas de petróleo: um estudo de caso, de Maria Alice Deschamps Ferreira Cavalcanti, Jorge Ferreira da Silva e Jorge Manoel Teixeira - atingiu a invejável marca de 1692 acessos, quase 20 acessos por dia.

Trata-se de um indicador de impacto, ainda que não validado ou apurado com critérios científicos. Apesar de suas limitações, tomado tanto como um retrato pontual, como ao longo do tempo, é capaz de revelar o interesse dos leitores pelo conteúdo e pelo veículo.

A RAE-eletrônica já é mais que um experimento, sinaliza o futuro: um futuro "eletrônico", de acesso aberto, com indicadores transparentes de impacto, que certamente representará uma evolução sobre o momento atual.

Boa leitura!

Thomaz Wood Jr.
Diretor e Editor

Expediente: 

RAE - eletrônica ®


DIRETOR E EDITOR
Thomaz Wood Jr.

CONSELHO EDITORIAL
Carlos Osmar Bertero, Clóvis L. Machado-da-Silva, Fernando S. Meirelles, Leonardo Benedito Laraya Toscano, Marcelo Cândido de Melo, Marcos Augusto de Vasconcelos, Mário César M. de Camargo, Olga S. Colpo, Thomaz Wood Jr. Victoria Christina Bloch, Wagner Carelli

EDITORES ASSOCIADOS
Allan Claudius Queiroz Barbosa, Ana Paula P. de Paula, Carlos Alberto Vargas Rossi, Eduardo P. B. Davel, Estelle M. Morin, Flávio C. de Vasconcelos, Francisco J. E. Aranha Filho, Henrique Luiz Corrêa, Jaci Corrêa Leite, J. R. M. Heloani, Marcos Fernandes G. da Silva, Marta F. S. Farah, Miguel Pina e Cunha, Miguel P. Caldas, Richard Saito

EDITORA DE LIVROS
Maria José Tonelli

REDAÇÃO
Responsável: Tatiana Tinoco
Estagiária: Vanessa Pereira Santos

ATENDIMENTO AO ASSINANTE
Responsável: Roseli Mazario
Assistentes Administrativas: Bernardete Bonello e Rosa Maria Cadete de Almeida

APOIO ADMINISTRATIVO/PUBLICIDADE
Responsável: Ilda Fontes
Estagiária: Thais Amorim Fernandes

PROJETOS ESPECIAIS
Responsável: Rebeca Chu

WEBSITE
Webmaster: Marcos Rogério Estevam
Webdesign: Wesley Eishim Hayashi
Programador web: Luiz Zavataro Neto

PERIODICIDADE
Semestral

Ficha catalográfica: 

RAE - eletrônica ®
ISSN 1676 - 5648
Periodicidade: Semestral
Editada pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo
da Fundação Getulio Vargas (FGV - EAESP)
Diretor: jan/02, Thomaz Wood Jr.
Inclui Bibliografia
1. Administração geral e de empresas - Periódicos I. São Paulo (cidade). FGV-EAESP
CDD. 658.05 - CDU 65.01(05) - 658(05)

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede