RAE - eletrônica, vol. 2, n. 2, junho-dezembro 2003

Editorial: 

Em um artigo veiculado pela revista acadêmica American Psychologist em janeiro de 2003 - "The Explosion of Knowledge, References, and Citations: Psychology's Unique Response to a Crisis", John G. Adair, da Universidade de Manitoba, e Neharika Vohra, do Indian Institute of Management, comentam os impactos que a "explosão do conhecimento" trouxe para pesquisadores em termos de acompanhar, conseguir acesso e processar o enorme volume de literatura e estudos produzidos.

Na Psicologia, como na Administração e em outras ciências, um reflexo interessante da "explosão do conhecimento" foi o aumento substancial do número de referências e citações por artigo.

Como se sabe, citações e referências conduzem o leitor pelo enorme volume de conhecimento acumulado e o ajudam a se situar. Citações e referências também têm um papel legitimador: elas atestam a conhecimento do autor sobre o campo, reforçam sua credibilidade e aumentam a possibilidade de aceitação do artigo, quando submetido a um periódico. Muitos editores iniciam sua leitura de manuscritos pelo resumo e saltam diretamente para as referências e a conclusão. Se o trabalho for pobre ou desatualizado em termos de referências, ou ignorar as principais publicações da área, as chances de aceitação serão limitadas.

Por outro lado, o excesso de referências e citações pode ocupar espaço que poderia ser destinado ao desenvolvimento da contribuição teórica ou à discussão de resultados, ou ainda ao aumento do número de artigos publicados por periódico. Há também o risco de gerar revisões bibliográficas redundantes em trabalhos que tratam de temas similares. Finalmente, a leitura pode se tornar aborrecida e maçante.

Observações não sistemáticas deste editor sobre os artigos enviados à RAE e à RAE-eletrônica, mostram alguns problemas comuns: primeiro, excesso de citações e referências; segundo, excesso de citações e referências de trabalhos do próprio autor ou de sua instituição; terceiro, excesso de referências de livros, em detrimento de referências de bons periódicos; e quarto, citações apresentadas na forma de recorte de idéias, sem a devida articulação.

A soma destas características leva comumente a artigos longos e de limitada contribuição científica. É notável a dificuldade de autores, especialmente aqueles das áreas de recursos humanos, estratégia e organizações, de produzir textos abaixo de 8000 palavras, limite definido como desejável nas normas da revista.

Outras áreas de conhecimento, como as Ciências Biológicas, têm experimentado iniciativas para limitar a extensão dos trabalhos veiculados em periódicos. O seminal trabalho sobre a estrutura do DNA, publicado em 2 de abril de 1953, na revista Nature, por J. D. Watson F. H. C. Crick, tinha 1 página e 6 referências! Talvez seja uma boa referência para nossas reflexões sobre a qualidade e extensão do que geramos em nosso campo de conhecimento.

Boa leitura!

Thomaz Wood Jr.
Diretor e Editor

Expediente: 

RAE - eletrônica ®


DIRETOR E EDITOR
Thomaz Wood Jr.

CONSELHO EDITORIAL
Carlos Osmar Bertero, Clóvis L. Machado-da-Silva, Fernando S. Meirelles, Marcelo Cândido de Melo, Olga S. Colpo, Thomaz Wood Jr., Wagner Carelli, Wilson Carnevalli Filho

EDITORES ASSOCIADOS
Allan Claudius Queiroz Barbosa, Ana Paula P. de Paula, André T. Urdan, Eduardo P. B. Davel, Flávio C. de Vasconcelos, Francisco J. E. Aranha Filho, Henrique Luiz Corrêa, Jaci Corrêa Leite, J. R. M. Heloani, Marcos Fernandes G. da Silva, Marta F. S. Farah, Miguel Pina e Cunha, Miguel P. Caldas, Richard Saito

EDITORA DE LIVROS
Maria José Tonelli

REDAÇÃO
Responsável: Tatiana Tinoco
Estagiária: Vanessa Pereira Santos

ATENDIMENTO AO ASSINANTE
Responsável: Roseli Mazario
Técnica administrativa: Bernardete Bonello
Assistente administrativa: Rosa Maria Cadete de Almeida

APOIO ADMINISTRATIVO/PUBLICIDADE
Responsável: Ilda Fontes
Estagiária: Thais Amorim Fernandes

WEBSITE
Webmaster: Marcos Rogério Estevam
Webdesign: Wesley Eishim Hayashi
Programador web: Luiz Zavataro Neto

PERIODICIDADE
Semestral

Ficha catalográfica: 

RAE - eletrônica ®
ISSN 1676 - 5648
Periodicidade: Semestral
Editada pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo
da Fundação Getulio Vargas (FGV - EAESP)
Diretor: jan/02, Thomaz Wood Jr.
Inclui Bibliografia
1. Administração geral e de empresas - Periódicos I. São Paulo (cidade). FGV-EAESP
CDD. 658.05 - CDU 65.01(05) - 658(05)

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede