Segurança do Alimento e Rastreabilidade: o Caso Bse

Vinholis, M. de M. B., Azevedo, P. F. de. (2002). Segurança do Alimento e Rastreabilidade: o Caso Bse. RAE - eletrônica, 1(2).

VINHOLIS, M. de M. B.; AZEVEDO, P. F. de. Segurança do Alimento e Rastreabilidade: o Caso Bse. RAE - eletrônica, v. 1, n. 2, julho-dezembro, 2002.

Marcela de Mello Brandão Vinholis - UFSCAR - Outros artigos deste autor
Paulo Furquim de Azevedo - UFSCAR - Outros artigos deste autor

O evento da BSE, em adição a outros casos de riscos à saúde na indústria de alimentos, aumentou a preocupação e importância dada à segurança dos alimentos, particularmente à possibilidade de rastreamento de informações relevantes sobre os produtos. Este artigo objetiva verificar os custos e benefícios associados à adoção de um sistema de rastreabilidade na cadeia agroindustrial da carne bovina, motivada pela crise da BSE (Encefalopatia Espongiforme Bovina), assim como definir e rever o conceito de rastreabilidade. Dentre os fatores que caracterizam um sistema de rastreabilidade, destacam-se o escopo que se pretende abranger, o curso do produto, a definição da unidade rastreável e a forma de gerenciamento da informação ao longo da cadeia produtiva. Este sistema ainda é influenciado pelo ambiente institucional e pelas ações estratégicas das organizações.

The BSE crisis, in addition to other hazards in the food industry, increased the concern about food safety and traceability, in particular. The article aims to investigate the costs and benefits of a traceability system in the beef production chain, induced by the BSE (Bovine Spongiform Encephalopathy) crisis. As an intermediary goal, this paper reviews and defines the concept of traceability, with emphasis on the food industry. The traceability system is characterized by its degree of comprehension, product path, the definition of the traceable unit and the information management throughout the chain. The institutional environment and the organizations strategic actions also influence the choice of a specific traceability system.

Segurança do alimento, rastreabilidade, cadeia agroindustrial da carne bovina, BSE.
Food safety, trace ability, beef agribusiness system, BSE.