Retórica Organizacional: Lógica, Emoção e Ética no Processo de Gestão

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Torres Júnior, A. S. (2002). Retórica Organizacional: Lógica, Emoção e Ética no Processo de Gestão. RAE - eletrônica, 1(2).

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TORRES JúNIOR, A. S. Retórica Organizacional: Lógica, Emoção e Ética no Processo de Gestão. RAE - eletrônica, v. 1, n. 2, julho-dezembro, 2002.

Alvair Silveira Torres Júnior - PUC-SP - Outros artigos deste autor

Dentro de um cenário no qual as organizações modernas têm adotado estratégias de mudanças organizacionais e inovações contínuas, visando o aumento da competitividade, propomos a aplicação de elementos retóricos na gestão das organizações, como forma de dar conta da nova realidade organizacional, necessariamente mais dependente da cooperação, colaboração e participação ativa de seus membros. A retórica organizacional visa instrumentalizar o gestor com um método de articulação das dimensões humanas básicas e os objetivos organizacionais. Ampliando a retórica aristotélica do verbal para o não-verbal, estabelece a prática de analisar e adotar ações administrativas que equilibrem e tragam significados éticos, emocionais e lógicos do emissor organizacional ao seu público interno, constituindo-se numa metáfora em que as ações passam a ser vistas como argumentos retóricos necessários para atingir o consenso, ou, o acordo plausível sobre o objetivo. Estudo de caso levado a cabo sob essa perspectiva demonstrou a viabilidade da análise retórica.

We propose the application of rhetorical elements in management, as form to deal with the new organizational reality, necessarily more dependent of the cooperation, collaboration and participation of their members. The organizational rhetoric allows to the manager to get a method of articulation of human dimensions and organizational objectives. Enlarging the Aristotelian rhetoric from verbal to no-verbal, it established the practice of to analyze and to apply managerial actions with ethical, emotional and logical meanings to the internal public. It´s a strategy of rhetorical arguments to reach the consensus, or, the plausible agreement on the organizational objective. One case study is discussed and it demonstrated the viability of the rhetorical analysis.

Retórica, gestão da mudança, comportamento organizacional, mudança organizacional, estudo de caso.
Rhetoric, change management, organizational behavior, organizational change, case study.

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