Condicionantes Internos e Externos da Atividade do Hospital-empresa

Lima-gonçalves, E. (2002). Condicionantes Internos e Externos da Atividade do Hospital-empresa. RAE - eletrônica, 1(2).

LIMA-GONçALVES, E. Condicionantes Internos e Externos da Atividade do Hospital-empresa. RAE - eletrônica, v. 1, n. 2, julho-dezembro, 2002.

Ernesto Lima-gonçalves - FGV/EAESP - Outros artigos deste autor

São apresentados os fatores internos e externos condicionantes da atividade do hospital, sempre considerado como uma empresa, bem como a adequação que a organização precisa desenvolver para superá-los. Os condicionantes são agrupados em tres conjuntos, os ambientais, os estruturais e os funcionais. No primeiro conjunto, referente ao ambiente externo em que o hospital se situa, figuram a presença do Estado e a importância do marketing. No segundo grupo, de condicionantes estruturais, são identificados o modelo estrutural, os critérios de avaliação externa e a demanda usuário-dependente. No terceiro conjunto figuram os condicionantes funcionais: o modelo administrativo, o financiamento das atividades, o sistema de informatização, a capacitação dos funcionários e o compromisso do hospital-empresa com o controle de qualidade.

Conditioning factors on hospital operation - external and internal ones - are analysed. In any manner hospital must be always considered as an enterprise in its operation. In a first group, of external factors, government position in front of hospital is considered. In the same group, marketing relevance in hospital operation is examined. In a second group, of structural pattern, external evaluation standards and attending demands of patient needs are examined. Functional factors are presented in third group and include administrative pattern, activities funding, hospital informatization system, employees abilities development and hospital engagement in quality control in its operation.

Administração hospitalar, condicionantes de atividade, marketing hospitalar, critérios de avaliação externa, informatização no hospital.
Hospital administration, activity conditioning factors, hospital marketing, hospital external evaluation, hospital informatization.