RAE - eletrônica, vol. 1, n. 1, janeiro-junho 2002

Editorial: 

Heráclito nasceu na colônia grega de Êfeso e era membro da família real de sua cidade. Sua obra, produzida por volta de 500 a.C., é constituída por aforismos, eventualmente de difícil interpretação, e que lhe valeram a alcunha de "o Obscuro".

Um de seus mais famosos aforismos afirma que "não se pode pisar duas vezes no mesmo rio, pois novas águas estão constantemente fluindo". Como se vê, a idéia de mudança, um processo infindável de fluxo e transformação, tem pelo menos 2500 anos.

Mudança é de fato um tema vasto e intensamente explorado, especialmente no campo da Administração. Nos últimos dez anos, tornou-se quase lugar comum entre os textos desta área começar com apreciações superlativas sobre a velocidade das mudanças e seus impactos sobre as empresas e os indivíduos.

E de fato, além de todo o exagero dos missionários da velocidade, parece haver uma aceleração nos processos de transformação. As mudanças que hora vivemos, como se sabe, nascem de um conjunto de vetores econômicos, sociais, culturais, tecnológicos e demográficos.

Existe, decerto, forte encanto com as tecnologias de informação e comunicação. Mesmo depois do fiasco da "nova economia", das empresas ponto-com e a crise das grandes empresas de telecomunicação, os missionários da causa não desapareceram.

Porém, depois de bolhas e exuberâncias múltiplas, a hora é de desenvolver alternativas de aplicação consistentes e coerentes com visões estratégicas mais amplas.

A RAE-eletrônica surge neste contexto, de um projeto editorial alicerçado no uso da tecnologia de informação, colocando esta tecnologia a serviço de sua missão acadêmica: a disseminação do conhecimento em Administração de Empresas.

Editada semestralmente, a RAE-eletrônica é uma nova alternativa de mídia para veiculação mais rápida de trabalhos acadêmicos inéditos. Responde, desta forma, ao risco de obsolescência do conhecimento e aos limites de espaço e periodicidade próprio das revistas acadêmicas.

A RAE-eletrônica segue a mesma linha editorial e o processo de avaliação da RAE. A edição final, entretanto, é de responsabilidade do autor.

São veiculadas 2 edições por ano: a numero 1 colocará artigos novos no ar entre janeiro e março, de forma cumulativa, permanecendo depois disso com conteúdo fixo até junho; a número 2 colocará artigos novos no ar entre julho e setembro, também de forma cumulativa, permanecendo depois disso com conteúdo fixo até dezembro.

A RAE-eletrônica agilizará a divulgação de trabalhos para a comunidade científica, fornecendo aos leitores acesso a artigos de qualidade. Abriremos espaço, também, para contribuições voltadas para a prática administrativa.

Boa leitura!

Thomaz Wood Jr.
Diretor / Editor

Periodicidade: Semestral

Ficha catalográfica: 

RAE - eletrônica ®

ISSN 1676 - 5648
Periodicidade: Semestral
Editada pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo
da Fundação Getulio Vargas (FGV - EAESP)
Diretor: jan/02, Thomaz Wood Jr.
Inclui Bibliografia
1. Administração geral e de empresas - Periódicos I. São Paulo (cidade). FGV-EAESP
CDD. 658.05 - CDU 65.01(05) - 658(05)

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede