GV-executivo aborda o tema energia e sustentabilidade em sua edição de janeiro-junho

GV-Executivo

Energia e sustentabilidade é o tema da primeira edição da GV-executivo em 2010.

A edição apresenta ao leitor um caderno especial que destaca a necessidade de racionalização do uso de energia, o uso de fontes de energia renováveis e a diminuição da dependência em relação a combustíveis fósseis - temas que sem dúvida serão centrais no debate científico, econômico e político da segunda década do século XXI.

Damos destaque à situação protagonizada pelo Brasil: líder reconhecido na produção de tecnologia de combustíveis renováveis, o país também comemora a descoberta recente de enormes jazidas petrolíferas em seu território. Dois artigos do caderno especial retratam essa dicotomia: um sobre o pré-sal e o desenvolvimento do país, e o outro sobre a importância da agroenergia para os países em desenvolvimento. O caderno também traz artigos que abordam o importante papel da TI e dos chamados "carros verdes" na racionalização do uso de energia, o papel das corporações na busca de saídas para os desafios da sustentabilidade e o cenário de incerteza climática.

Destacamos também uma entrevista exclusiva com Jeanne Ross, diretora e cientista chefe do Centro de Pesquisas em Sistemas de Informação do MIT; uma pesquisa sobre o fenômeno das lan houses como principal canal de inclusão digital no Brasil; as tendências de recuperação econômica pós-crise de 2008; a adoção de práticas de responsabilidade socioambiental nas universidades, entre outros temas de relevância.