Diversity of the board and capital structure
Diversidad del consejo de administración y la estructura de capital

Nisiyama, E. K., Nakamura, W. T. (2018). Diversidade do conselho de Administração e a estrutura de capital [Versão original]. RAE-Revista de Administração de Empresas, 58(6), 551-563. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-759020180604

NISIYAMA, E. K.; NAKAMURA, W. T. Diversidade do conselho de Administração e a estrutura de capital [Versão original]. RAE-Revista de Administração de Empresas, v. 58, n. 6, novembro-dezembro, p.551-563, 2018. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-759020180604

Edelcio Koitiro Nisiyama - Instituto de Ensino e Pesquisa - Outros artigos deste autor
Wilson Toshiro Nakamura - Universidade Presbiteriana Mackenzie - Outros artigos deste autor

RESUMO

A diversidade dos conselhos de administração tem sido tema recorrente de discussões tanto no meioacadêmico quanto no meio empresarial. O conceito de diversidade é entendido de maneira ampla, incluindo não apenas a variedade de gênero e etnia, mas também a diversidade em relação aos aspectos culturais, sociais e profissionais. O objetivo desta pesquisa é contribuir para o entendimento da influência do conselho de administração nas políticas corporativas a partir da análise dos impactos da diversidade do conselho nas decisões de política financeira das empresas. Os resultados desta pesquisa sugerem que essa diversidade propicia melhor monitoramento por parte do conselho em relação aos administradores e está relacionada positivamente com o endividamento da empresa, em linha com os efeitos da redução do entrincheiramento gerencial por meio de maior monitoramento.

PALAVRAS-CHAVE | Diversidade do conselho, conselho de administração, estrutura de capital, endividamento, entrincheiramento gerencial.

ABSTRACT

Board diversity has been the recurring theme for discussions both in the academic and corporate environments. The concept of diversity is broad and encompasses not only gender and ethnic variety, but also the diversity of cultural, social, and professional aspects. This research aims to contribute to the understanding of the influence of company boards on corporate policies, by analyzing the effects of board diversity on firms’ financial/ capital structure decisions. The results suggest that board diversity improves monitoring effectiveness and is positively related with firm leverage, in line with the effects of reduction of managerial entrenchment by means of stronger monitoring.

KEYWORDS | Board diversity, board of directors, capital structure, leverage, managerial entrenchment.

RESUMEN

La diversidad de los consejos de administración ha sido un tema frecuente de discusiones tanto en el medio académico como en el empresarial. El concepto de diversidad es entendido con bastante amplitud, incluyendo no solamente la variedad de género y etnia, sino también la diversidad en relación a los aspectos culturales, sociales y profesionales. Esta investigación tiene por objetivo contribuir a la comprensión de la influencia que tiene la diversidad del consejo de administración en las políticas corporativas, a partir del análisis de los impactos producidos por dicha diversidad, en las decisiones de la política financiera de las empresas. Los resultados de esta investigación sugieren que esa diversidad propicia un mejor control de los administradores por parte del consejo y está relacionada positivamente con el endeudamiento de la empresa, en línea con los efectos de la reducción del llamado atrincheramiento gerencial, por medio del mayor monitoreo.

PALABRAS CLAVE | Diversidad del consejo, consejo de administración, estructura de capital, endeudamiento, atrincheramiento gerencial.

Num. Páginas: