RAE abre chamada de trabalhos - Corpos e organizações: Rompendo Hegemonias

A RAE-Revista de Administração de Empresas apresenta nova chamada de trabalhos para edição especial. O tema proposto é "Corpos e Organizações: Rompendo Hegemonias" e o fórum é organizado pelos editores convidados Adriana Vinholi Rampazo (Universidade Estadual de Londrina, Brasil), Luiz Alex Silva Saraiva (Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil), Eloísio Moulin de Souza (Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil), Jo Brewis (Faculty of Business and Law, The Open University, UK) e Saoirse Catlin O’Shea (Newcastle Business School, Northumbria University, UK).

Refletindo sobre a importância do tema, os editores afirmam que apesar de desde a segunda metade do Século XX o corpo já ser reconhecido nas Ciências Sociais como histórico-cultural, vivido, incorporado, construído e reconstruído, permeado de símbolos e significados (Boltanski, 1989; Elias, 1994; Csordas, 2002; Bourdieu, 2004; Le Breton, 2007; Butler, 2011; Foucault, 2014; Küpers, 2015), e não somente um amontoado de nervos, fluidos e carne, o tema só começou a ser debatido em estudos organizacionais na década de 1990, e ainda de forma bastante marginal. A rejeição em pensar a corporeidade nos estudos organizacionais envolve a dificuldade de se rejeitar o modelo weberiano racional-legal em que foi construída a ideia de organização (Witz, Halford & Savage, 1996) e por meio do qual foram criados processos, teorias e discursos baseados no “fascínio contínuo que temos pela imagem de um corpo” (Gatens, 1996, p. 26).

A submissão de trabalhos é até 31.01.2021.

Os artigos enviados não devem ter sido submetidos, aprovados ou publicados em outro periódico. Podem ser submetidos em português, inglês ou espanhol e serem preparados de acordo com o Formato estabelecido em nossas Diretrizes (https://rae.fgv.br/manual-rae/artigos). Os trabalhos devem ser enviados através do nosso sistema ScholarOne em http://mc04.manuscriptcentral.com/rae-scielo.

E, em caso de dúvidas, os autores podem entrar em contato com Adriana Rampazo pelo e-mail: arampazo@uel.br.

Confira a chamada de trabalhos completa, disponível em português e em inglês.