Submissões

Orientações de formato para composição de artigo para a GV-executivo

- O artigo precisa ter até 1.500 palavras.
- Apresentar leveza de linguagem e estrutura simples (dividido em intertítulos e possuir uma linha fina abaixo do título, resumindo e destacando o conteúdo principal do artigo). Explorar o tema utilizando exemplos práticos, cases ou histórias torna o texto ainda mais didático e acessível ao leitor.
- Nomes de livros, trabalhos e autores devem ser inseridos por inteiro (como numa matéria de jornal/revista);
- Não é necessário fazer uma longa introdução do campo. O artigo pode ir, na medida do possível, diretamente ao tema mais específico e à abordagem inovadora a serem explorados.
-  Além de mostrar os problemas/dilemas, é importante que o artigo seja propositivo (mostrando aplicações em situações reais) e que procure oferecer novas formas de olhar o tema.
- Não é necessário escrever longas definições de termos e conceitos; é preferível traduzi-los, quando possível, em linguagem simples.
- É importante que o texto apresente capacidade reflexiva e analítica, com embasamento em fatos, dados e resultados consistentes. Ou seja, é importante mostrar evidências ao leitor: referências a pesquisas que suportem os argumentos, descrição de exemplos relevantes, inserção de dados de suas próprias pesquisas ou de outras fontes.
- Favor não colocar citações em formato de artigo científico (citações com recuo, sobrenome + ano, ex: SANTOS, 2018). Ver a normatização de citações e referências no artigos já publicados (links abaixo).
- Se possível, sugerir tabelas ou infográficos para ilustrar o assunto, e/ou quadros com recomendações e destaques de tendências da área.
- Ao fim do artigo, inserir o nome completo dos autores, filiação e e-mail de contato, além do tópico “Para Saber Mais”, com dicas de até 4 fontes de leitura adicional (livros, artigos, relatórios, sites, matérias, etc) no formato: NOME COMPLETO dos autores, título, título da publicação e demais informações (volume, número, ano e link).
- Depois de entregue, o artigo passará pela edição da redação, no sentido de adaptar o conteúdo ao perfil e ao formato da GV-executivo. Após esse processo, o texto será enviado para a aprovação final do autor.
- Seguem alguns artigos já publicados na GV-executivo, os quais o autor pode usar como referência para escrever seu trabalho. Caso queira consultar os demais, é só acessar: rae.fgv.br/gv-executivo

https://rae.fgv.br/gv-executivo/vol17-num2-2018/aproximando-gregos-troianos
http://rae.fgv.br/gv-executivo/vol16-num4-2017/cuidado-com-paciente
http://rae.fgv.br/gv-executivo/vol16-num1-2017/microdoacoes-macrorresult...
http://rae.fgv.br/gv-executivo/vol16-num3-2017/lider-financeiro-sob-pressao
http://rae.fgv.br/gv-executivo/vol16-num3-2017/retrato-fundos-investimen...
http://rae.fgv.br/gv-executivo/vol16-num4-2017/foco-na-saude-nao-na-doenca
http://rae.fgv.br/sites/rae.fgv.br/files/rafael_e_orlando.pdf
http://rae.fgv.br/gv-executivo/vol13-num1-2014/economia-verde-inclusiva

O artigo deve ser encaminhado pelo e-mail gvexecutivo.redacao@fgv.br. Dúvidas devem ser esclarecidas diretamente com a Redação da GV-executivo nesse mesmo e-mail ou pelo telefone (11) 3799-3717.
 

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede