CGPC abre chamada de trabalhos sobre Governança Ambiental

Os Cadernos Gestão Pública e Cidadania (CGPC), publicado pela Escola de Administração de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP), está com chamada de trabalhos aberta em Governança Ambiental.

Intitulada "Governança Ambiental: Novos desafios na gestão", a chamada foi organizada pelos editores Cristina Adams (USP-EACH,IEE), Evandro Mateus Moretto (USP-EACH,IEE), Zilma Borges (FGV EAESP), Célia Regina T. Futemma (UNICAMP-NEPAM).

A Governança Ambiental diz respeito aos processos e instituições por meio dos quais os atores sociais se organizam e tomam decisões a respeito do uso dos recursos naturais e, segundo os organizadores, a complexidade e o caráter interescalar dos problemas socioambientais colocam desafios que demandam uma ação coordenada entre o Estado e a sociedade para que caminhemos em direção a um desenvolvimento sustentável e socialmente justo. A área vem enfrentando, nos últimos anos, uma agenda de desconstrução de importantes marcos institucionais ambientais, como a revogação do Código Florestal, a desafetação de Áreas Protegidas na Amazônia, as propostas de retrocesso no Licenciamento e na Avaliação de Impacto Ambiental e, mais recentemente, as mudanças no Serviço Florestal Brasileiro, na Funai e no próprio IBAMA, além da exoneração de quadros técnicos competentes, afirmam os especialistas.

Diante de tal cenário, os CGPC propõem esta chamada especial de artigos, cujo objetivo é reunir trabalhos que discutam questões centrais para o campo contemporâneo da Governança Ambiental no Brasil. 

Para conferir a chamada na íntegra, clique aqui.

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede