Chamada de trabalhos: Estudios organizacionales en América Latina: Desafíos y posibilidades

Organizadores convidados:

Rafael Alcadipani (FGV EAESP, Brasil)
Jorge Feregrino (Universidad Nacional Autónoma de México, México)
Pablo Isla Madariaga (Universidad Técnica Federico Santa María, Chile)
Leonardo Solarte (Universidad del Valle, Colombia)
Diego Szlechter (Universidad Nacional de General Sarmiento - Conicet, Argentina)
Juliana Cristina Teixeira (UFSJ, Brasil)

Prazo para submissão: 31 de março de 2019

PROPÓSITO DO NÚMERO ESPECIAL

Nesse contexto se apresenta a chamada para discutir os desafios e as possibilidades dos Estudos Organizacionais na América Latina. Os temas de referência para serem abordados são:

• Quais são as características específicas dos Estudos Organizacionais na América Latina?

• É possível utilizar a noção de América Latina como categoria para discutir os Estudos Organizacionais produzidos nos países da região?

• Como pensar uma crítica organizacional sem cair na contradição entre teoria e prática?

• Quais são os exemplos sobre teorias organizacionais que consideram a realidade, o contexto e as especificidades da América Latina ao produzir conhecimento sobre organizacões?

• Em que medida os estudos organizacionais produzidos na América Latina reforçam as invisibilizações específicas produzidas a partir de colonialidades de poder, como as dos indivíduos cujas experiências e identidades são atravessadas por categorias como raça, gênero e etnia?

• É viável construir outras formas discursivas críticas para abordar o objeto de estudo, que permitam abrir debates sobre os critérios de homogeneidade e heterogeneidade dos Estudos Organizacionais na região?

• De que maneira e a partir de quais marcos teóricos é possível vincular os fenômenos organizacionais na região com processos e estruturas sociais mais amplos?

• Quais podem ser as coordenadas para traçar uma história dos saberes organizacionais que, em lugar de reproduzir os esquemas conceituais da Europa e dos Estados Unidos, apresente uma clivagem decolonial e latino-americana?

Para ver a chamada completa, clique aqui.