Transição na RAE-publicações

Com 43 anos de existência, a RAE-revista de administração de empresas é hoje uma referência em termos de disseminação do conhecimento científico em Administração no Brasil.

Nos últimos anos, a revista acentuou seu caráter acadêmico e seu foco no público de pesquisadores e professores. Entre outras medidas relevantes, foi revista a linha editorial, aperfeiçoado o processo de double blind review, ampliado o quadro de avaliadores, com representantes de todo o Brasil e do exterior, e criado o processo de aconselhamento editorial, para garantir a qualidade final dos trabalhos publicados.

Em paralelo, foram realizados vários projetos, com o objetivo de fomentar a produção científica e garantir sua disseminação. Enquanto a promoção de concursos e os fóruns temáticos induziram a geração de conhecimento, a digitalização de todo o acervo garantiu o acesso ao conteúdo publicado.

De 2000 a 2004, o número de artigos submetidos foi elevado de 100 para 345 por ano, e o número de visitas ao portal RAE-publicações hoje atinge índices próximos a 50.000 acessos por mês.

Para responder à tendência de mudança nos meios de veiculação, foi criada a RAE-eletrônica, com conteúdo totalmente aberto e gratuito. Ao mesmo tempo, com vistas a atender o público corporativo e os programas de educação executiva, foi lançada a GV-executivo, hoje com uma circulação superior a 10.000 exemplares por edição.

Esse ciclo de mudanças foi gerenciado, com sucesso, pelo Professor Thomaz Wood Jr. e apoiado pela equipe RAE-publicações, conforme diretrizes validadas pelo Conselho Editorial. Após esse período de quatro anos, e conforme planejado, conduzimos agora um processo de transição, com a substituição do Professor Thomaz pelo Professor Carlos Osmar Bertero.

O Professor Bertero, membro do Conselho Editorial desde o início das mudanças e atualmente presidente eleito da ANPAD, terá como foco garantir o seguimento das diretrizes de longo prazo, traçadas para as revistas, aperfeiçoar seus processos de trabalho e desenvolver e implementar inovações editoriais.

Os Professores Bertero e Thomaz já estão trabalhando juntos com a equipe RAE-publicações para garantir o sucesso da transição.

A comunidade científica brasileira da área de Administração é jovem e vigorosa. Enfrenta, entretanto, grandes desafios relacionados à evolução da qualidade e relevância do conhecimento que produz. As revistas RAE, RAE-eletrônica e GV-executivo são peças essenciais desse processo. Continuamos contando com toda a comunidade RAE, composta por autores, avaliadores, parceiros, colaboradores e patrocinadores nesta nova etapa. A obra é, com certeza, um produto coletivo.

Saudações acadêmicas,

Prof. Fernando S. Meirelles