GV-executivo, vol. 18, n. 6, novembro-dezembro 2019

Editorial: 

Inovação na educação: desafios e oportunidades

O Caderno Especial desta edição da GV-executivo apresenta artigos sobre inovação e tendências no ensino. Falar em ensino talvez esteja ultrapassado. Estamos lidando com novas formas de conhecer. Com o avanço tecnológico, é quase lugar-comum dizer que enfrentaremos, nas próximas décadas, formas de trabalho totalmente diferentes das atuais, no entanto ninguém consegue prever com exatidão quais serão esses novos formatos e quais competências serão necessárias. O conceito de aprender a aprender está, portanto, mais atual do que nunca. Em recente passagem pelo Brasil, o israelense Yuval Harari enfatizou que buscar autoconhecimento é essencial para que cada um explore suas potencialidades, em todas as idades, sem cristalizações.  

O protagonismo que os alunos assumem ao identificar suas necessidades de conhecimento é presente nas várias leituras apresentadas neste número sobre inovação na educação em administração. O artigo de Francisco Aranha, “Formação sob medida”, abre o Caderno Especial analisando a tendência de as escolas de negócios desagregarem seus programas, de forma a servir a um público amplo, diverso e sem interesse no pacote completo de um curso clássico. Em “Lições às universidades”, Edson Sadao Iizuka expõe o crescimento das plataformas de cursos online, que oferecem flexibilidade e variedade e ensinam como é primordial olhar para a relevância do que se transmite aos estudantes. No artigo “A construção de cidadãos que fazem”, Fabio Zsigmond mostra como o ensino baseado na cultura maker e que prioriza as habilidades de colaboração, criatividade e autoconhecimento abre caminho para a construção coletiva de soluções no mundo complexo e incerto em que vivemos. Em “Desafios da Inovação”, Carla Campana apresenta, com base no exemplo do Intent, da Escola de Administração de Empresas de São Paulo, mantida pela Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP), o caminho para gerir os riscos em novos projetos educacionais. No artigo “Os estudantes não pedem passagem”, Angélica Gonçalves, Carolina Pasquali e Gabriel Maia Salgado chamam a atenção para os estudantes protagonistas que, no Brasil todo, transformam suas escolas e as comunidades em que vivem e, de modo mais abrangente, têm o potencial de mudar a sociedade. Fecha o Caderno Especial o trabalho “Uma nova visão para as avaliações de aprendizado”, de Alexandre Pignanelli, sobre como assegurar que os objetivos de aprendizagem sejam alcançados.

Além dos artigos do Especial, contamos com as contribuições de: Priscila Laczynski De Souza Miguel, em “Como adaptar as operações para o comércio online”, a respeito da gestão mais complexa das operações para o crescente varejo eletrônico; Clau Sganzerla, em “Como filtrar modismos”, que oferece um conjunto de questões para reflexão antes de se implementar artefatos que podem não ser necessários para a empresa; e Mel Girão e Eliane Zamith Brito, em “Razões para abrir o jogo”, sobre como assumir crises (em vez de escondê-las) pode ter efeito positivo para a reputação das empresas.

Além dos artigos, apresentamos as tradicionais colunas Fora da Caixa, em que Samy Dana apresenta como o trânsito intenso influencia na violência doméstica; Projeto de Vida, na qual Beatriz Maria Braga mostra que os jovens buscam um trabalho desafiador e desenvolvido em uma cultura organizacional que seja compatível com seus valores; Sociedade e Gestão, em que Daniel Pereira Andrade e Antonio Gracias Vieira Filho abordam como métodos de gestão que depositam todo o risco sobre os indivíduos os fazem sentir-se pressionados e prejudicam uma escolha responsável; e Economia, na qual Paulo Sandroni traz a discussão sobre riqueza concentrada, desequilíbrio fiscal e retomada do crescimento.

Completa a edição a entrevista com Ana Paula Assis, que está na liderança da International Business Machines Corporation (IBM) na América Latina e compõe o time, infelizmente reduzido, de mulheres na liderança na área de tecnologia.

Desejamos a todos uma boa leitura.

Maria José Tonelli – Editora chefe

Adriana Wilner – Editora adjunta

 

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede