Aqui ninguém manda

Cite

APA

Wilner, A., Santos, A. L. dos. (2018). Aqui ninguém manda. GV-executivo, 17(4).

ABNT

WILNER, A.; SANTOS, A. L. dos. Aqui ninguém manda. GV-executivo, v. 17, n. 4, julho-agosto, 2018.

Adriana Wilner - FGV EAESP - Outros artigos deste autor
Aline Lilian dos Santos - FGV EAESP - Outros artigos deste autor

 Uma empresa sem chefes, em que todas as decisões precisam ser consensuais. Assim é a Vagas, negócio de software para recrutamento de funcionários.

Fundada em 1999 pelo engenheiro Mário Kaphan e por Sidney Monreal Martin, a empresa conta com 150 funcionários e mais de 3.000 clientes, incluindo 70 das maiores organizações brasileiras, de acordo com Mário. O site Vagas.com, criado para atrair currículos, recebe meio milhão de visitas por dia. A taxa de crescimento de 20% ao ano, em média, só foi interrompida com o aprofundamento da recessão brasileira em 2015 ─ mesmo assim, a empresa cresceu 10% nesse ano, 0,4% em 2016 e 7% em 2017. Em tempos de desemprego, são percentuais notáveis para um negócio que depende da contratação de pessoal.

O modelo de organização horizontal da Vagas foi um dos sete projetos que recebeu o prêmio Unlimited Human Potential Challenge, dado pela Management Innovation eXchange (MIX), criada por Gary Hamel, professor da London Business School, com apoio da Harvard Business Review e da consultoria McKinsey & Company. O prêmio, direcionado a destacar “iniciativas inovadoras em processos de gestão”, foi baseado em um estudo de caso escrito pelo próprio Mário. Desde 2013, a empresa passou por várias revisões para afinar seu modelo, que defende a liberdade e a autonomia dos colaboradores, abolindo o sistema de hierarquia. Segundo o empresário, “é um lugar onde as pessoas fazem o que querem, só que todas têm tudo a ver com isso”.

Nesta entrevista à GV-executivo, Mário explica como vem aperfeiçoando esse modelo de gestão, enfrentando os desafios da empresa e fala sobre as novas perspectivas para a Vagas.

 

Envie seu comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
To prevent automated spam submissions leave this field empty.

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede