Choque de realidade

Cite

APA

Wilner, A., Santos, A. L. dos. (2018). Choque de realidade. GV-executivo, 17(1).

ABNT

WILNER, A.; SANTOS, A. L. dos. Choque de realidade. GV-executivo, v. 17, n. 1, janeiro-fevereiro, 2018.

Adriana Wilner - FGV EAESP - Outros artigos deste autor
Aline Lilian dos Santos - FGV EAESP - Outros artigos deste autor

Quando fazia a faculdade de Administração de Empresas na Universidade de São Paulo (USP), em 2000, Maure Pessanha teve uma experiência transformadora: foi uma das fundadoras do cursinho pré-vestibular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP (FEA-USP), que atualmente oferece 480 vagas ao ano para estudantes de baixa renda. Foi nesse primeiro empreendimento de impacto social que ela teve contato com histórias como a de uma aluna que passava o dia debruçada nos livros dentro dos trens do metrô, porque não tinha espaço adequado em casa para estudar.

A partir daquele momento, decidiu que queria levar seu conhecimento em gestão a organizações ligadas a causas sociais — um objetivo que ficou ainda mais claro depois de ganhar uma bolsa para estudar por seis meses na Universidade de Harvard, onde a discussão sobre modelos de negócios em prol da sustentabilidade estava mais avançada.

Hoje diretora executiva da Artemisia, Maure é responsável por gerenciar essa organização sem fins lucrativos que é uma das principais disseminadoras e fomentadoras de negócios de impacto social no Brasil. Nos últimos seis anos, a aceleradora da Artemisia selecionou mais de 100 negócios voltados à população de baixa renda.

Nesta entrevista à GV-executivo, Maure dá um choque de realidade em quem quer entrar na área e se mostra entusiasmada com parcerias como a realizada em uma disciplina da graduação da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP), em que os alunos visitam Heliópolis, criam e alavancam projetos de negócios na comunidade. “Essa vivência quebra o discurso cristalizado de meritocracia, contribui muito para o ‘quero ver você ali tendo aquela vida’”, diz.

Envie seu comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
To prevent automated spam submissions leave this field empty.

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede