APA
Fernandes, B. H. R., Fleury, M. T. L., Mills, J. (2006). Construindo o Diálogo Entre Competência, Recursos e Desempenho Organizacional. RAE-Revista de Administração de Empresas, 46(4), 48-65. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902006000400006
ABNT
FERNANDES, B. H. R.; FLEURY, M. T. L.; MILLS, J. Construindo o Diálogo Entre Competência, Recursos e Desempenho Organizacional. RAE-Revista de Administração de Empresas, v. 46, n. 4, out-dez, p.48-65, 2006. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902006000400006
Este artigo objetiva estudar como os recursos impactam o desempenho organizacional. Partindo da noção de competência como processo de coordenação e mobilização de recursos, utilizou-se o referencial do balanced scorecard (BSC) para mensurar a influência dessa coordenação sobre os indicadores de desempenho nas múltiplas perspectivas do BSC. A revisão da literatura sobre esse tema mostrou que se privilegia o uso de indicadores financeiros ou de processos internos, e que menos estudos avaliam indicadores de aprendizagem, impactos sobre os clientes, ou analisam mais de uma perspectiva simultaneamente. Um estudo de caso em profundidade em empresa de saneamento utilizando dados e indicadores sugere que fatores ambientais relacionados à demanda são os maiores determinantes do desempenho. A satisfação dos funcionários sugere associação com todas as perspectivas do BSC.
This paper deals with the question of how resources affect organizational performance. It assumes competence as a bundle of coordinated resources and employs the Balanced Scorecard (BSC) framework to measure and assess how this coordination influences performance indicators all over BSC perspectives. A review effort in this field showed that financial or internal process indicators are the most considered; performance indicators from learning and growth perspectives or studies evaluating simultaneously all performance perspectives are less common. A case study in a Brazilian water company, using firm's data and indicators, pointed external factors related to demand to be the strongest performance determinant; employee satisfaction presented association with all BSC perspectives.
- 5284 lecturas
Enviar un comentario nuevo