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Mendonça, J. R. C. de., Amantino-de-Andrade, J. (2003). Gerenciamento de Impressões: em Busca de Legitimidade Organizacional. RAE-Revista de Administração de Empresas, 43(1), 36-48. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902003000100005
ABNT
MENDONçA, J. R. C. de.; AMANTINO-DE-ANDRADE, J. Gerenciamento de Impressões: em Busca de Legitimidade Organizacional. RAE-Revista de Administração de Empresas, v. 43, n. 1, jan-mar, p.36-48, 2003. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902003000100005
Este ensaio discute como as organizações, por intermédio do gerenciamento de impressões (GI), buscam criar imagens que lhes proporcionam legitimação no ambiente social. Um modelo geral do processo de legitimação utilizando o GI organizacional é apresentado e discutido. Com base na construção teórica realizada, argumenta-se que as organizações empreendem estratégias e táticas de GI no sentido de controlar as impressões de públicos-chave e obter seu endosso e suporte. Propõe-se, então, que essas estratégias e táticas sejam operacionalizadas por meio de ações de comunicação corporativa. Esse processo pode ser caracterizado não apenas pela aquisição, mas também pela manutenção de uma imagem organizacional legitimada. Defende-se que a teoria de GI, associada aos aportes oriundos do campo da comunicação corporativa, pode auxiliar e enriquecer o entendimento do processo pelo qual as organizações obtêm a legitimidade em seus espaços sociais.
This article discusses how organizations use Impression Management to create images that provide legitimization in social space. A general model of legitimization process by the use of organizational IM is presented and discussed. Supported on the developed theoretical construction, ones argue that organizations undertake IM strategies and tactics to control key publics impressions and to obtain their endorsement and support. Ones argue that the strategies and tactics are implemented by corporate communication actions. This process cannot just be characterized by the acquisition, but also for the maintenance of a legitimated organizational image. Ones defends that the IM theory associated to the contributions from the corporate communication field can help and enrich the understanding of the process by which organizations obtain the legitimacy in their social spaces.
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