Modelos Quantitativos de Apoio Às Decisões - II

Ehrlich, P. J. (1996). Modelos Quantitativos de Apoio Às Decisões - II. RAE-Revista de Administração de Empresas, 36(2), 44-52. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75901996000200007

EHRLICH, P. J. Modelos Quantitativos de Apoio Às Decisões - II. RAE-Revista de Administração de Empresas, v. 36, n. 2, abr-jun, p.44-52, 1996. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75901996000200007

O sucesso da aplicação de técnicas de Análise das Decisões como apoio em problemas com um único objetivo predominante abriu caminho para estudos de problemas mais ambiciosos como os de decisões com multicritérios e decisões e de grupo (estes dois tipos utilizam metodologias muito semelhantes). Como evolução natural da Análise das Decisões, resultou a metodologia MAUT (Multi-Attribute Utility Theory). Seu rigorismo teórico torna as aplicações difíceis para um analista menos preparado. Como conseqüência, surgiu o metodologia AHP (Analytic Hierarchy Process) de utilização extremamente simples. A critica ao AHP veio da escola européia que criou uma série de métodos conhecidos pela abreviação comum: MCDA (Multicriteria Decision Aid).

The success of Decision Analysis as support for problems with a single predominant objective opened the road to more ambitious decision problems with Multicriteria and Group Decisions (these two use similar techniques). The natural evolution of Decision Analysis is the MAUT (Multi-Attribute Utility Theory). Its theoretical rigor makes it difficult to be used by non-specifically trained analysts. As a consequence, appeared the AHP (Analytic Hierarchy Process) extremely easy to use. The criticism on the AHP carne from the European school with several methods known under the name MCDA (Multicriteria Decision Aid).

Apoio à decisão. multicritério, multi-atributo, objetivos conflitantes.
Decision support multicriteria, multi-attribute, conflicting objectives.
Num. Páginas:

El contenido de este campo se mantiene privado y no se mostrará públicamente.