O Institucionalismo e a Abordagem das Interações Estratégicas da Firma

Cite

Honório, L. C., Bronzo, M. (2005). O Institucionalismo e a Abordagem das Interações Estratégicas da Firma. RAE - eletrônica, 4(1).

HONóRIO, L. C.; BRONZO, M. O Institucionalismo e a Abordagem das Interações Estratégicas da Firma. RAE - eletrônica, v. 4, n. 1, janeiro-junho, 2005.

Marcelo Bronzo - UFMG/FACE - Outros artigos deste autor

O artigo apresenta o desenvolvimento de uma perspectiva multidisciplinar para o estudo do comportamento das empresas e demais instituições econômicas no capitalismo contemporâneo. A partir de um extenso levantamento bibliográfico sobre o tema, este trabalho procura integrar contribuições oriundas de três abordagens teóricas fundamentais à temática do institucionalismo - a economia dos custos de transação, a perspectiva evolucionista e a abordagem das interações estratégicas da firma. Em conjunto, essas abordagens oferecem contribuições relevantes para uma análise mais robusta sobre a importância das capacidades relacionais das firmas no contexto dos novos arranjos produtivos, em especial no contexto das redes organizacionais.

This article presents the development of a multidisciplinary perspective for the study of the behaviour of companies and other economic institutions in contemporary capitalism. Based on an extensive survey of the literature on this topic, it seeks to integrate some of the contributions originating from three theoretical approaches fundamental to the theme of institutionalism - the transactions cost economics, the evolutionary perspective and the strategic interactions approach. Together, these perspectives offer significant contributions to a more robust analysis of the importance of companies' relational capacity in the context of new production arrangements, especially in the context of organisational networks.

Cadeias produtivas, governança, redes organizacionais, teoria dos custos de transação, abordagem evolucionista.
Supply chains, governance, organizational networks, transaction cost theory, evolutionary perspective.

El contenido de este campo se mantiene privado y no se mostrará públicamente.