Sant'anna, A. de S., Moraes, L. F. R. de., Kilimnik, Z. M. (2005). Competências Individuais Requeridas, Modernidade Organizacional e Satisfação no Trabalho. RAE - eletrônica, 4(1).

SANT'ANNA, A. de S.; MORAES, L. F. R. de.; KILIMNIK, Z. M. Competências Individuais Requeridas, Modernidade Organizacional e Satisfação no Trabalho. RAE - eletrônica, v. 4, n. 1, janeiro-junho, 2005.

Este trabalho se propõe a relatar procedimentos e resultados de validação de escalas destinadas à mensuração dos construtos Competências Individuais Requeridas, Modernidade Organizacional e Satisfação no Trabalho. Visa, também, diagnosticá-los junto a uma amostra de 654 profissionais da área da Administração. Utilizando técnicas estatísticas multivariadas e descritivas, o estudo adotou como referenciais teóricos, a Abordagem de Avaliação da Modernidade Organizacional, o Modelo das Dimensões Básicas da Tarefa e uma revisão de abordagens anglo-americana e francesa sobre a Competência. Como resultados, há que se destacar a validação das escalas propostas, assim como a percepção dos profissionais alvo do estudo quanto a elevado grau de demanda pelo conjunto das competências investigadas vis-à-vis graus moderados de modernidade organizacional e satisfação no trabalho.

This study proposes to describe proceedings and results of validation of the measures adopted to measure the variables Individual Competencies Required, Organizational Modernity and Satisfaction at Work, as well as to diagnose them among 654 professional investigated. With that aim, statistical techniques (multivariate and descriptive methods) for the data processing were used. The Evaluation Approach of Organizational Modernity, the Motivation and Job Satisfaction Model and a review the Anglo-Saxon and French approaches on competence were employed as theoric referential. As for results, we could validate the proposed scales to measure the variables significant to this study. As products of the diagnosis drawn among the researched professionals, the respondent's perceptions to a higher degree of demand for the investigated competencies aspect and also moderate levels of organizational modernity and job satisfaction, amongst other aspects, deserve prominence.

Competências individuais, modernidade organizacional, satisfação no trabalho, validação de escalas, análise multivariada.
Individual competencies, organizational modernity, satisfaction at work, validation of measures, multivariate analyses.

El contenido de este campo se mantiene privado y no se mostrará públicamente.