Uma Avaliação dos Balanços Sociais das 500 Maiores

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Oliveira, J. A. P. de. (2005). Uma Avaliação dos Balanços Sociais das 500 Maiores. RAE - eletrônica, 4(1).

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OLIVEIRA, J. A. P. de. Uma Avaliação dos Balanços Sociais das 500 Maiores. RAE - eletrônica, v. 4, n. 1, janeiro-junho, 2005.

O objetivo deste artigo é analisar como as 500 maiores empresas S.A. não-financeiras do Brasil estão divulgando informações de caráter sócio-ambiental de forma organizada. O estudo coletou os balanços sociais publicados pelas empresas deste grupo, olhando de que forma publicam estes balanços e quanto de recursos disponibilizam para determinados setores sócio-ambientais. A pesquisa foi feita em face da literatura acadêmica sobre o tema e de outros estudos feitos no Brasil e no mundo. Os seguintes dados foram agregados: contribuições totais à sociedade incluindo impostos e encargos sociais, investimentos em projetos sociais externos, investimentos em meio ambiente e participação dos empregados nos resultados da empresa. Os resultados mostram que quanto maior a empresa mais se publica balanços sociais. Vê-se também que as maiores empresas brasileiras divulgam balanços sociais em número similar às maiores empresas internacionais. As empresas que mais publicam estão nos setores de atividades com alguns dos maiores impactos sociais e ambientais, como petróleo, e eletricidade e gás. Em termos de conteúdo, verificou-se que falta consistência na definição de alguns termos e qualidade de algumas informações. Conclui-se que os balanços sociais devem passar por um processo de normatização voluntária para que não percam legitimidade.

The objective of this article is to analyze how the 500 largest non-financial companies in Brazil are reporting on their social and environmental performance. The study collected the social reports of all companies among those companies that publish social and environmental data in an organized form, looking at the format of the publication and the amount of resources allocated to certain activities. The research was done in face of the academic literature and other studies in Brazil and abroad. The following data were aggregated: total amount of resources to society, including taxes and social security; total investments in external social projects, investments in environmental management and participation of the employees on the results. The results show that large Brazilian companies publish more data than smaller companies, and in a percentage similar to the largest World companies. Oil, and electricity and gas industry publish more social reports than others. In terms of contents, the research pointed that there is a lack of consistency in term definition and the reliability of certain information.

Balanço social, responsabilidade social corporativa, transparência, gestão social, gestão ambiental.
Social report, corporate social responsibility, transparency, social management, environmental management.

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