Como gestores hospitalares utilizam indicadores de desempenho?

How do hospital managers use performance indicators?
¿Cómo los gestores hospitalarios utilizan los indicadores de desempeño?
Cite

Vignochi, L., Gonçalo, C. R., Lezana, Á. G. R. (2014). Como gestores hospitalares utilizam indicadores de desempenho?. RAE-Revista de Administração de Empresas, 54(5), 496-509. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-759020140504

VIGNOCHI, L.; GONçALO, C. R.; LEZANA, Á. G. R. Como gestores hospitalares utilizam indicadores de desempenho?. RAE-Revista de Administração de Empresas, v. 54, n. 5, setembro-outubro, p.496-509, 2014. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-759020140504

O objetivo principal deste artigo foi analisar como gestores de serviços hospitalares utilizam indicadores de desempenho para realizar a gestão estratégica de recursos sob a ótica da gestão do conhecimento baseada em evidências. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, na qual foram investigados um sistema de indicadores hospitalares, um hospital público e outro filantrópico. A análise dos dados indicou que: o sistema estudado é utilizado como dispositivo de comparativos setoriais; gestores do hospital público usam indicadores como fonte de gerenciamento de recursos escassos e gestores do hospital filantrópico usam indicadores como fonte de informações para a sustentabilidade econômica e assistencial. A discussão dos resultados indicou que: o compartilhamento de informações é essencial para a aplicação do sistema de indicadores; o uso de indicadores no hospital público privilegia o desenvolvimento do conhecimento e o uso de indicadores no hospital filantrópico tem ênfase na gestão da qualidade.

The main objective of this paper was to analyze how managers of hospital services use performance indicators to conduct the strategic management of resources by means of the perspective of evidence-based knowledge management. A qualitative study was performed to investigate a system of hospital indicators, a public hospital and a philanthropic hospital. The analysis showed that: the studied system is used as a comparative device sector, managers of the public hospital use indicators as a source of management of scarce resources and philanthropic hospital managers use indicators as a source of information for economic sustainability and caregiving. The discussion of results indicated that: information sharing is essential to the application of indicators system, the use of indicators in the public hospital privileges the development of knowledge and the use of indicators in the philanthropic hospital has an emphasis on quality management.

El objetivo principal de este artículo fue analizar cómo los gestores de servicios hospitalarios utilizan los indicadores de desempeño para realizar la gestión estratégica de recursos bajo la óptica de la gestión del conocimiento basada en evidencias. Se realizó una encuesta cualitativa, en la cual se investigó a un sistema de indicadores hospitalarios, un hospital público y otro filantrópico. El análisis de los datos indicó que: el sistema estudiado es utilizado como dispositivo de comparativos sectoriales; gestores del hospital público usan indicadores como fuente de gestión de recursos escasos y gestores del hospital filantrópico usan indicadores como fuente de informaciones para la sostenibilidad económica y asistencial. La discusión de los resultados indicó que: compartir informaciones es esencial para la aplicación del sistema de indicadores; el uso de indicadores en el hospital público privilegia el desarrollo del conocimiento y el uso de indicadores en el hospital filantrópico tiene énfasis en la gestión de la calidad.

Administração hospitalar, indicadores hospitalares, avaliação de desempenho hospitalar, gestão do conhecimento, gestão baseada em evidências.
Hospital administration, hospital indicators, hospital performance evaluation, knowledge management, evidence-based management.
Administración hospitalaria, indicadores hospitalarios, evaluación de desempeño hospitalario, gestión del conocimiento, gestión basada en evidencias.
Num. Páginas:

El contenido de este campo se mantiene privado y no se mostrará públicamente.