Personalidade e boca a boca: propensão ao envio e recebimento de informações

Personality and word-of-mouth: propensity of sending and receiving information
Personalidad y boca a boca: propensión al envío y recibo de informaciones
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APA

Basso, K., Reck, D., Rech, E. (). Personalidade e boca a boca: propensão ao envio e recebimento de informações. , (), 580-591.

ABNT

BASSO, K.; RECK, D.; RECH, E. Personalidade e boca a boca: propensão ao envio e recebimento de informações. , v. , n. , , p.580-591, .

Danúbia Reck - Imed - Outros artigos deste autor
Eduardo Rech - Imed - Outros artigos deste autor

Este artigo propõe-se a avaliar a ligação entre traços de personalidade e a disposição para o boca a boca. Por meio da modelagem de equações estruturais, verificou-se que o envio de informações foi significativamente antecedido pela amabilidade, instabilidade emocional e consciência. O recebimento de informações foi significantemente precedido pela instabilidade emocional e pela consciência. No âmbito acadêmico, este estudo contribui para a compreensão das ligações entre a
personalidade e o envio e recebimento de informações pelo consumidor, testando empiricamente um modelo que faz essa junção entre construtos psicológicos com construtos trabalhados em marketing. Gerencialmente, este estudo contribui para a compreensão do comportamento do consumidor e fornece indícios para a tomada de decisão quando a intenção é prevenir o boca a boca negativo ou instigar o boca a boca positivo.

This article aims to assess the connection between personality traits and willingness to word of mouth. By means of structural equation modeling, it was found that the sending of information was significantly preceded by amiability, emotional instability, and consciousness. The receiving of information was significantly preceded by emotional instability and consciousness. In the academic context, this study contributes to the understanding of connections between personality and sending and receiving of information by consumers, by empirically testing a model that makes the junction between psychological constructs with marketing constructs. At the managerial level, this study contributes to the understanding of consumer behavior and provides evidence for decision making when the intention is to prevent negative word of mouth or to instigate positive word of mouth.

Este artículo se propone evaluar la relación entre trazos de la personalidad y la disposición para la discusión. Por medio del modelaje de ecuaciones estructurales, se verificó que el envío de informaciones fue significativamente antecedido por la amabilidad, inestabilidad emocional y la consciencia. La recepción de informaciones fue significantemente precedida por la inestabilidad emocional y por la consciencia. En el ámbito académico, este estudio contribuyó para la comprensión de las relaciones entre la personalidad y el envío y la recepción de informaciones por parte del consumidor, probando empíricamente un modelo que hace esa relación entre construcciones psicológicas con construcciones trabajadas en marketing. Fundamentalmente, este estudio contribuye para la comprensión del comportamiento del consumidor y provee indicios para la toma de decisión cuando surge la intención y prevenir la discusión negativa e instigar la discusión positiva.

Comportamento do consumidor, personalidade, boca a boca, envio de informações, recebimento de informações.
Consumer behavior, personality, word of mouth, sending of information, receiving of information.
Comportamiento del consumidor, personalidad, discusión, envío de informaciones,recepción de informaciones.
Num. Páginas: 
580-591

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