Ilusão de foco e satisfação com a vida entre universitários em São Paulo e Santa Maria
Ilusión de enfoque y satisfacción con la vida entre universitarios en São Paulo y Santa Maria

Mendes-da-Silva, W., Onusic, L. M., Norvilitis, J. M., Moura, G. L. de. (2013). Focusing illusion in satisfaction with life among college students living in Brazil. RAE-Revista de Administração de Empresas, 53(5), 430-441. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902013000500002

MENDES-DA-SILVA, W.; ONUSIC, L. M.; NORVILITIS, J. M.; MOURA, G. L. de. Focusing illusion in satisfaction with life among college students living in Brazil. RAE-Revista de Administração de Empresas, v. 53, n. 5, setembro-outubro, p.430-441, 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902013000500002

Jill M. Norvilitis - State University of New York - Buffalo State - Outros artigos deste autor
Gilnei Luiz de Moura - USP-FEA - Outros artigos deste autor

A literatura aponta que há associações significativas entre a felicidade e a saúde. Vários países estão considerando, contemplando ou mesmo formalmente incorporando a variável de felicidade em suas políticas de saúde pública. Além disso, a iniciativa privada tem demonstrado interesse pelo tema. A partir disso, este artigo analisa erros de julgamento na percepção de satisfação com a vida entre estudantes universitários em duas cidades brasileiras. O estudo explora as associações entre os aspectos da vida e a percepção de felicidade, já que políticas públicas associadas à felicidade requerem uma melhor compreensão da subjetividade do sentimento de bem-estar. Um survey realizado com 368 estudantes universitários possibilitou análises ​​por meio de Análise Multivariada de Covariância (MANCOVA) e regressão linear. Os resultados sugerem que, embora não tenham sido encontradas diferenças significativas em termos de satisfação geral com a vida entre as duas cidades consideradas, houve indícios de ilusão de foco na percepção de felicidade, causada por expectativas decorrentes do sentimento de insegurança pessoal em uma metrópole.

Literature shows that there are significant associations between health and happiness. Various countries are considering, contemplating or formally incorporating the happiness variable into their public health policies. Moreover, the private sector has shown interest in the topic. Based on that This article examines the biases in the perception of satisfaction with life among young adults in two Brazilian cities. The study explores the associations between aspects of life and perception of happiness because  public policies associated with happiness require an improved understanding of the subjectivity of  the sense of well-being.  A survey conducted among 368 college students enabled analysis through Multivariate Analysis of Covariance (MANCOVA) and linear regression. The results suggest that, although there were no significant differences in general satisfaction with life between the two cities, there were indications of focusing illusion in the perception of happiness caused by expectations arising from the feeling of personal insecurity in a metropolis.

La literatura apunta que existen asociaciones significativas entre la felicidad y la salud. Varios países están considerando, contemplando o hasta formalmente incorporando la variable de felicidad en sus políticas de salud pública. Además, la iniciativa privada ha demostrado interés por el tema. A partir de eso, este artículo analiza errores de juzgamiento en la percepción de satisfacción con la vida entre estudiantes universitarios en dos ciudades brasileñas. El estudio explora las asociaciones entre los aspectos de la vida y la percepción de felicidad, ya que políticas públicas asociadas a la felicidad requieren una mejor comprensión de la subjetividad del sentimiento de bienestar. Un survey realizado con 368 estudiantes universitarios posibilitó el análisis ​​por medio del Análisis Multivariado de Covariancia (MANCOVA) y regresión lineal. Los resultados sugieren que, aunque no hayan sido encontradas diferencias significativas en términos de satisfacción general con la vida entre las dos ciudades consideradas, hubo indicios de ilusión de enfoque en la percepción de la felicidad, causada por expectativas provenientes del sentimiento de inseguridad personal en una metrópolis.

Felicidade, satisfação com a vida, bem-estar, ilusão de foco, universitários.
Happiness, satisfaction with life, well-being, focusing illusion, college students.
Felicidad, satisfacción con la vida, bienestar, ilusión de enfoque, universitarios.
Num. Páginas:

El contenido de este campo se mantiene privado y no se mostrará públicamente.