Análise proposicional quantitativa aplicada à pesquisa em Administração

Quantitative propositional analysis as applied to business administration research
Análisis proposicional cuantitativo aplicado a la investigación en administración
Cite

Madeira, A. B., Lopes, M., Giampaoli, V., Silveira, J. A. G. da. (2011). Análise proposicional quantitativa aplicada à pesquisa em Administração. RAE-Revista de Administração de Empresas, 51(4), 396-410. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902011000400007

MADEIRA, A. B.; LOPES, M.; GIAMPAOLI, V.; SILVEIRA, J. A. G. da. Análise proposicional quantitativa aplicada à pesquisa em Administração. RAE-Revista de Administração de Empresas, v. 51, n. 4, jul-ago, p.396-410, 2011. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902011000400007

Marcos Lopes - USP/FFLCH - Outros artigos deste autor
José A. G. da Silveira - USP/FEA - Outros artigos deste autor

A análise de entrevistas com questões abertas é frequente no cotidiano do pesquisador em Administração. Uma de suas dificuldades é a conversão dos dados da fala em categorias ou valores quantitativos para posterior tratamento estatístico. As propostas nesse sentido em geral estão baseadas em contagens de ocorrências lexicais que, por estarem fundamentadas em significações dicionarizadas (previamente estabelecidas), deixam de lado as associações semânticas feitas pelo próprio entrevistado no contexto da entrevista. O objetivo deste artigo é apresentar um instrumento de análise composto de um conjunto de procedimentos para a geração de unidades linguísticas passíveis de descrição, comparação, modelagem e inferência estatísticas: a Análise Proposicional Quantitativa (APQ). Sua principal diferença em relação a outros métodos consiste na escolha da proposição, e não do léxico, como unidade de análise. A aplicação do método é apresentada em um estudo sobre internacionalização de empresas do varejo.

The analysis of interviews with open-ended questions is a common practice amongst researchers in the field of Management. The
difficulty therein is to convert the linguistic data into categories or quantitative values for subsequent statistical treatment. Proposals made to this end generally entail counting lexical occurrences which, since they are founded on previously established meanings, fail to include semantic associations made by interviews. This article aims to present an analysis tool comprising a set of techniques apt to generate linguistic units that can be statistically described, compared, modeled and inferred: the Quantitative Propositional Analysis (QPA). Its main difference from other such methods lies in the choice of a proposition – and not the lexical unit – as analysis unit. We present the application of this method through a study about the international expansion of retail firms.

El análisis de entrevistas con cuestiones abiertas es frecuente en el cotidiano del investigador en Administración. Una de sus dificultades es la conversión de lo datos de la elocución en categorías o valores cuantitativos para posterior tratamiento estadístico. Las propuestas en ese sentido, en general, están basadas en resultados de ocurrencias léxicas que, fundamentadas en significaciones previamente establecidas, dejan de lado las asociaciones semánticas hechas por el propio entrevistado en el contexto de la entrevista. El objetivo de este artículo es presentar un instrumento de análisis compuesto de un conjunto de procedimientos para la generación de unidades lingüísticas pasibles de descripción, comparación, modelo e inferencia estadísticas: el análisis proposicional cuantitativo (APC). Su principal diferencia en relación a otros métodos consiste en la elección de la proposición, y no del léxico, como unidad de análisis. La aplicación del método es presentada en un estudio sobre internacionalización de empresas al por menor.

Análise proposicional quantitativa, análise de conteúdo, análise de correspondência, métodos de pesquisa, pesquisa em Administração.
Quantitative propositional analysis, content analysis, correspondence analysis, research methods, research in management.
Análisis proposicional cuantitativo, análisis del contenido, análisis de correspondencia, métodos de investigación, investigación en administración.
Num. Páginas:

El contenido de este campo se mantiene privado y no se mostrará públicamente.