Características da localização no processo de internacionalização de empresas

Characteristics of location in the firm internationalization process
Características de la localización en el proceso de internacionalización de empresas
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Kovacs, É. P., Moraes, W. F. A. de., Oliveira, B. R. B. de. (2011). Características da localização no processo de internacionalização de empresas. RAE-Revista de Administração de Empresas, 51(4), 320-335. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902011000400002

ABNT

KOVACS, É. P.; MORAES, W. F. A. de.; OLIVEIRA, B. R. B. de. Características da localização no processo de internacionalização de empresas. RAE-Revista de Administração de Empresas, v. 51, n. 4, jul-ago, p.320-335, 2011. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902011000400002

O artigo tem como objetivo analisar a influência das características da localização ao longo do processo de internacionalização. O conceito-chave localização é comparado transversalmente para fundamentar a análise empírica dos casos, com base em cinco modelos de internacionalização. A pesquisa caracteriza-se por sua abordagem longitudinal e por procedimentos metodológicos
embasados na teoria adaptativa. A análise dos dados foi realizada em duas etapas: descritiva e pelo método de comparação constante, com o auxílio do software ATLAS/TI. À luz das propriedades do conceitochave, emergiram quatro manifestações significativas e de predominância distinta ao longo do tempo: modismo, vantagens (transacionais e comparativas) e desvantagens
locacionais. As vantagens comparativas foram determinantes no início e impulsionaram o modismo na região. As vantagens transacionais encontram-se presentes em fases recentes, devido à abertura de subsidiárias no exterior, enquanto as desvantagens locacionais se destacam em decorrência de fenômenos do acaso não previstos.

This paper aims to analyze what extent the location influences the internationalization process of Brazilian companies. From five
models of internationalization, that key concept is cross compared to explain the empirical analysis of the cases. The research is characterized by its longitudinal approach and methodological procedures based on the adaptive theory. Data analysis was performed in two stages: descriptive and the method of constant comparison, both using ATLAS/ti software. Based on the concept properties, four significant events emerged, with distinct dominance over time: trends, and comparative locational advantages (transactional and comparative) and disadvantages. The results show that the comparative advantages were decisive for the start of the internationalization and boosted the trends in the region. Transactional benefits are present in later stages, acquired through the opening of subsidiaries abroad. Locational disadvantages were also perceived throughout the whole
process due to unforeseen chance events.

El artículo tiene como objetivo analizar la influencia de las características de la localización a lo largo del proceso de internacionalización. El concepto clave localización es comparado transversalmente para fundamentar el análisis empírico de los casos, con base en cinco modelos de internacionalización. La investigación se caracteriza por su abordaje longitudinal y por procedimientos metodológicos basados en la teoría adaptativa. El análisis de los datos fue realizada en dos etapas: descriptiva y por lo método de comparación constante, con la ayuda del software ATLAS/TI. A la luz de las propiedades del concepto clave, emergieron cuatro manifestaciones significativas y de predominancia distinta a lo largo del tiempo: modismo, ventajas transaccionales y comparativas) y desventajas de ubicación. Las ventajas comparativas fueron determinantes en el inicio e impulsionaron el modismo en la región. Las ventajas transaccionales se encuentran presentes en fases recientes, debido a la abertura de subsidiarias en el exterior, mientras las desventajas de ubicación se destacan debido a fenómenos imprevistos de la casualidad.

Processo de internacionalização, localização, teoria adaptativa, empresas brasileiras, agronegócio.
Internationalization process, localization, adaptive theory, Brazilian companies, agribusiness.
Proceso de internacionalización, localización, teoría adaptativa, empresas brasilenãs, agronegocios.
Num. Páginas: 
320-335

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