RAE - eletrônica, vol. 6, n. 2, julho-dezembro 2007

Editorial:

Uma maneira possível de classificar ou entender o ser humano é dizer que ele pensa e age, ou pensa e faz. O ethos aristocrático preza o homem que pensa, que contempla, que é capaz de desfrutar com elegância do ócio e, se possível, até mesmo transformá-lo em oportunidade de criação. Cumulando estas atitudes, adicionem-se a finura, o refinamento e o domínio do gosto. Esta concepção tem origens remotas. Os gregos prezavam acima de tudo o pensar e o contemplar. Um autor grego disse que nos jogos olímpicos havia os que iam para competir, outros para comercializar produtos e aqueles que iam para assistir aos jogos, contemplando as qualidades do certame. Estes últimos são os mais nobres e aqueles que, em uma hierarquia de valores, devem ocupar o cimo.

Quando o cristianismo adquiriu a condição de religião hegemônica, para não dizer exclusiva, no Ocidente, igualmente prosseguia a dicotomia. Havia os que se dedicavam ao seculo, ou seja, aos afazeres mais mundanos, como casar, ter filhos, manter uma família, plantar, colher, produzir objetos artesanalmente com os quais sustentar a vida da espécie. E havia aqueles que se recolhiam em mosteiros, orando e se dedicando ao entendimento da sabedoria derivada das Escrituras e da tradição, almejando, por meio da oração e da penitência, a vida contemplativa. Acredito que na segunda opção há mais santos e santas catalogados do que na primeira. Aparentemente, estas coisas podem ser interessantes, mas pertenceriam a um passado já distante. Será?

Vejamos se assim é. A modernidade trouxe consigo muitas coisas. O aparecimento da burguesia, de uma moral do trabalho, de uma valorização do homem como centro do universo e não mais a divindade e, certamente, o homem ativo. O homem que faz, que age, que é ativo e pró-ativo não é invenção do século XX ou XXI, mas remonta ao início da modernidade. O ideal aristocrático fenece gradativamente e em seu lugar vão se colocando uma moral burguesa e um humanismo burguês. O ser humano é, a partir de então, muito mais definido como o que age, que faz, do que aquele que pensa e contempla.

Enquanto a teoria pela teoria era uma delícia para o cultivo da mente na concepção grega, hoje ela é vista como algo próximo da inutilidade. Teorias só podem ser interessantes se forem úteis, ou seja, se auxiliarem e nortearem a prática, ou seja, a ação. A teoria científica deve levar à aplicação e esta à geração de tecnologia com que possamos intervir e controlar o mundo em que estamos inseridos. Se você é professor de administração saberá que a mais terrível avaliação que pode ser feita de seu curso e de sua aula é que foram teóricos. Isto equivale a uma execração. Se for um curso profissionalizante, pode significar a eliminação do docente da grade curricular.

E como fica esta dicotomia na profissão de administrador? De certa maneira, ela se mantém. Consultores e assessores são fundamentalmente pensadores ou aconselhadores. Não se espera que façam, e os que aceitarem seus conselhos e os colocarem em prática serão tidos como responsáveis pelos resultados. Os assessores estarão dispensados da responsabilidade, mas também das glórias e louros, caso haja sucesso. Estes ficarão com os executores, ou seja, os administradores de linha, os que agem e não apenas pensam.

Expediente:

RAE - eletrônica ®

DIRETOR E EDITOR
Carlos Osmar Bertero
Francisco Aranha

CONSELHO EDITORIAL
Carlos Osmar Bertero, Clóvis L. Machado-da-Silva, Fernando S. Meirelles, Marcelo Cândido de Melo, Marcos Augusto de Vasconcellos, Mário César M. de Camargo, Olga S. Colpo, Thomaz Wood Jr., Wagner Carelli

EDITORES ASSOCIADOS
Allan Claudius Queiroz Barbosa (UFMG), Ana Paula P. de Paula (UFMG), Carlos Alberto Vargas Rossi (UFRGS), Carlos L. Rodriguez (UNCW), Cristina Amélia Pereira de Carvalho (UFPE), Eduardo P. B. Davel (TELUQ), Estelle M. Morin (HEC), Francisco J. E. Aranha Filho (FGV-EAESP), Henrique Luiz Corrêa (FGV-EAESP), Jairo Eduardo Borges-Andrade (UNB), João Luiz Becker (UFRGS), Maria José Tonelli (FGV-EAESP), Marlene Catarina de Oliveira Lopes de Melo (FNH), Marta F. S. Farah (FGV-EAESP), Miguel Pina e Cunha (UNL), Miguel P. Caldas (Loyola University), Norberto Hoppen (UFRGS), Richard Saito (FGV-EAESP), Rogério Hermida Quintella (UFBA)

EDITOR DE LIVROS

Semestral

CIRCULAÇÃO
Data: 01/07/2007 - 31/12/2007
Acesso totalmente aberto e gratuito a todo e qualquer pesquisador interessado em textos científicos sobre administração.

QUALIS / CAPES
A-Nacional

INDEXAÇÃO
10th Edition of Cabell's Directory of Publishing Opportunities in Management