"E se colocar pimenta?": a construção empreendedora da Chilli Beans

“What if it put pepper?”: Chilli Beans’ entrepreneurial construction
“Si se pone pimienta?”: la construcción emprendedora de Chilli Beans
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Leão, A. L. M. de S., Franco, S. M., Costa, F. Z. da N., Oliveira, H. C. N. de. (2015). "E se colocar pimenta?": a construção empreendedora da Chilli Beans. RAE-Revista de Administração de Empresas, 55(2), 209-220. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-759020150210

ABNT

LEãO, A. L. M. de S.; FRANCO, S. M.; COSTA, F. Z. da N.; OLIVEIRA, H. C. N. de. "E se colocar pimenta?": a construção empreendedora da Chilli Beans. RAE-Revista de Administração de Empresas, v. 55, n. 2, março-abril, p.209-220, 2015. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-759020150210

André Luiz Maranhão de Souza Leão - UFPE/DCA - Other articles of this author
Flávia Zimmerle da Nóbrega Costa - UFPE/DCA - Other articles of this author

Crescentemente, as marcas ocupam maior relevo no desempenho de mercado das empresas. A abordagem mais comum na teoria de gestão de marcas é de orientação estratégico-gerencial. No entanto, muitas marcas tornaram-se exitosas adotando uma lógica “não convencional”, indicando uma construção empreendedora de marca, pautada, sobretudo, pela intuição. Identificamos a Chilli Beans como uma marca que ilustra esse fenômeno. O objetivo do estudo foi identificar as práticas adotadas pelo empreendedor da marca para torná-la exitosa. Para investigá-la, adotamos a narratologia como meio de reconstruir a história da marca. Os dados foram coletados por meio de entrevistas narrativas e dados secundários. Os resultados revelam vários aspectos adotados nesse processo, os quais são compreendidos sob a perspectiva do marketing empreendedor. Assim, o estudo contribui para o entendimento desse fenômeno por chamar a atenção para aspectos pouco investigados no campo do marketing: uma abordagem empreendedora da gestão de marcas.

Increasingly, brands play greater role in companies’ market performance. The most common approach in the theory of brand management is strategic. However, many brands have become successful by adopting an “unconventional” logic, indicating an entrepreneurial brand building, guided mainly by intuition. We identified Chilli Beans as a brand that illustrates this phenomenon. The aim of the study was to identify the practices adopted by the brand’s entrepreneur to make it successful. To investigate it, we adopted narratology as a way to rebuild the brand’s history. Data were collected through narrative interviews and secondary data. The results reveal several aspects adopted in this process, which are comprehended under an entrepreneurial marketing perspective. Thus, the study contributes to the understanding of this phenomenon by drawing attention to some little investigated aspects in the marketing field: an entrepreneurial branding approach.

Crecientemente, las marcas ocupan mayor relieve en el desarrollo de mercado de las empresas. El abordaje más común en la teoría de gestión de marcas es el de orientación estratégico-gerencial. Sin embargo, muchas marcas se vuelven exitosas adoptando una lógica “no convencional”, indicando una construcción emprendedora de marca, pautada, sobretodo, por la intuición. Identificamos a Chilli Beans como una marca que ilustra ese fenómeno. El objetivo del estudio fue identificar a las prácticas adoptadas por el emprendedor de la marca para volverla exitosa. Para investigarla, adoptamos la narratología como medio de reconstruir la historia de la marca. Los datos fueron colectados por medio de entrevistas narrativas y datos secundarios. Los resultados revelan varios aspectos adoptados en ese proceso, los cuales son comprendidos bajo la perspectiva del marketing emprendedor. Así, el estudio contribuye para el entendimiento de ese fenómeno por llamar la atención para aspectos poco investigados en el campo del marketing: un abordaje emprendedor de la gestión de marcas. 

Marcas, empreendedorismo, marketing empreendedor, Chilli Beans, narratologia.
Brands, entrepreneurship, entrepreneurial marketing, Chilli Beans, narratology
Marcas, espíritu empresarial, marketing emprendedor, Chilli Beans, narratología.
Num. Páginas: 
209-220

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