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Silva, J. F. da., Motta, P. C., Costa, L. S. de V. (2007). Coalinhamento Entre Estratégias Competitivas e Colaborativas e Desempenho de Empresas. RAE-Revista de Administração de Empresas, 47(4), 26-45. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902007000400004
ABNT
SILVA, J. F. da.; MOTTA, P. C.; COSTA, L. S. de V. Coalinhamento Entre Estratégias Competitivas e Colaborativas e Desempenho de Empresas. RAE-Revista de Administração de Empresas, v. 47, n. 4, out-dez, p.26-45, 2007. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902007000400004
Este estudo objetivou propor e testar modelo teórico capaz de descrever o impacto do coalinhamento entre as estratégias competitivas e colaborativas sobre o desempenho de empresas, tendo o paradigma SCP como plataforma teórica. As variáveis do modelo completo foram retiradas de 97 trabalhos publicados entre 1977 e 2004, consolidadas por especialistas e pela confrontação com a teoria. A pesquisa de campo foi realizada junto às seguradoras que publicaram balanço nos exercícios de 2002 a 2004, apresentando índice de respostas equivalente a 61,54% das seguradoras da amostra final e a 60,26% do volume de prêmio de seguros de 2004. O teste do modelo empregou a Modelagem SEM e apresentou bons índices de ajuste geral, permitindo sua aplicabilidade à indústria de seguros brasileira. O coalinhamento se mostrou relevante para as variáveis que representam a regulamentação do setor, a entrada de novas seguradoras e o nível de renovação de apólices em uma mesma seguradora.
This study aimed at posing and testing a theoretical model able to depict the impact of the coalignment between competitive and collaborative strategies upon the performance of companies, utilizing the SCP paradigm as a theoretical platform. The variables for the complete model were sought from 97 works published between 1977 and 2004, consolidated also by specialists as by the theory. The field research was implemented through the insurance companies that published their financial statements from 2002 through 2004, with a rate of responses correspondent to 61,54% of the insurance companies final sample and to 60,26% of 2004 industry insurance premium. The test of the model was attained through SEM Modeling and presented good general fit indexes, which permitted its applicability for the Brazilian insurance industry. The coalignment has shown itself as germane when it involves the variables that represent the regulation of the sector, the entry of new insurance companies and the level of coverage renewal within the same firm.
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