APA
Watson, T. J. (2005). Organização e Trabalho em Transição: da Lógica "sistêmico-controladora" à Lógica "processual-relacional". RAE-Revista de Administração de Empresas, 45(1), 14-23. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902005000100003
ABNT
WATSON, T. J. Organização e Trabalho em Transição: da Lógica "sistêmico-controladora" à Lógica "processual-relacional". RAE-Revista de Administração de Empresas, v. 45, n. 1, jan-mar, p.14-23, 2005. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902005000100003
Para pesquisadores e gestores, é útil identificar duas formas alternativas de caracterizar discursivamente as atividades organizacionais e gerenciais: uma forma sistêmico-controladora e outra processual-relacional. A primeira é proveniente de aspirações modernistas e universalistas acerca da maximização do controle nas questões humanas, operacionalizando-se por meio da idéia de que as organizações são grandes sistemas controláveis, mecânicos e orientados para resultados. Em vez disso, é mais útil caracterizar a realidade organizacional pelo foco em processos emergentes dos padrões das relações entre as pessoas, as organizações e o ambiente social que as cerca. Se os gestores compreenderem o modo como seu trabalho contribui para a formação de tais processos, podem promover a evolução do aprendizado e de competências gerenciais por meio da construção de significados, negociações e barganhas, e do exercício do poder.
It is helpful to both academic researchers and managerial practitioners to identify two alternative ways of discursively framing organisational and managerial activities: a systems-control way and a process-relational one. The former derives from modernist and universalistic aspirations to maximise control over human circumstances and does this through encouraging a notion of organisations as large goal-based controllable mechanical systems and individuals as small need-oriented systems. A more useful way of framing organisational realities is to focus instead on the processes of emergence in the patterning of relations between people, organisations and the wider social world. Managerial learning and managerial competence can be enhanced if managers understand the way in which their work contributes to these shaping processes through processes of meaning-making, negotiation, bargaining and the wielding of power.
- 5018 reads
Post new comment